LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_imgspot_img

Angra segue em estado de emergência mas número de desabrigados diminui

spot_imgspot_img

Mais lidas

O município de Angra dos Reis, na Costa Verde amanhaceu neste domingo (06) com 331 desalojados que estão acolhidos em quatro abrigos abertos pela Prefeitura, quinze a menos, do que o informado ontem, quando a prefeitura decretou situação de emergência na cidade.

Inialmente, além dos abrigos (Monsuaba – EM Benedito dos S. Barbosa; Parque Belém – EM Princesa Izabel, e Parque Mambucaba – EM Frei Bernardo e CEMEI Parque Mambucaba), também foram disponibilizados 36 pontos de apoio, mas a Defesa Civil optou por desmobilizá-los mas em casos de necessidade eles podem ser novamente reabertos.

“Entre a noite de sábado (05) e a manhã de hoje (6), os acumulados de chuva estão dentro do esperado. A previsão indica acumulações menos expressivas até o fim do dia, inferiores aos 50 mm inicialmente esperados. Diante desse cenário de redução nos acumulados previstos, e considerando também que os volumes registrados nas últimas 24 horas não foram significativos, bem como a previsão para as próximas 24 horas, não há necessidade de manter os pontos de apoio ativos neste momento”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Júnior.

Em um novo encontro realizada na tarde deste sábado (05) com as autoridades municipais, que apresentaram um panorama das ações realizadas, dificuldades enfrentadas e demandas para continuidade dos atendimentos. Durante a reuião foi destacada a relevância das obras de prevenção já realizadas, que contribuíram para mitigar os danos causados pelo volume extremo de chuva. Também foi reforçada a importância de que a população busque informações apenas por meio dos canais oficiais da Prefeitura e veículos de comunicação confiáveis, a fim de evitar a disseminação de boatos e garantir a segurança de todos.

SERVIÇOS DE SAÚDE

As unidades de emergência (UPA/SPA) seguem funcionando normalmente, com atendimento 24 horas, todos os dias da semana. A exceção é o SPA do Parque Mambucaba, que está com os atendimentos temporariamente suspensos.

Neste bairro, os usuários devem acionar o SAMU (192) e, conforme a necessidade de cada caso, os pacientes estão sendo encaminhados para o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), SPA do Frade ou Hospital da Praia Brava. O Corpo de Bombeiros também auxilia na transferência de pacientes para o Hospital da Praia Brava. Equipes já atuam no local para restabelecer o funcionamento da unidade.

DOAÇÕES

A Prefeitura está recebendo doações para as famílias atingidas pelas chuvas. Serão arrecadados, das 9h às 16h, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza, água, roupas e ração para animais de estimação.

Pessoas físicas fazem as doações na Secretaria de Desenvolvimento Social (Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/n, no Centro) ou no galpão do Almoxarifado da Prefeitura (Rua Prefeito João Gregório Galindo, 6511, Aeroporto/Japuíba).

As empresas deverão entregar os donativos nos galpões do Almoxarifado da Prefeitura localizada na Rua Leandro José de Figueiredo, 22, na Praia do Anil; e na Alameda Coronel Otávio Brasil, 253b, no Balneário.

CONTATOS DEFESA CIVIL

Devido à alta demanda, o número 199 da Defesa Civil pode apresentar instabilidade neste momento. Outras linhas também estão disponíveis para atendimento à população: (24) 3365-4588 e (24) 3377-7991.

spot_imgspot_img

Últimas noticias