LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_imgspot_img

Espetáculo “A Menina Dança” chega às escolas de Mangaratiba, trazendo história e diversão

spot_imgspot_img

Mais lidas

O município de Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, irá receber nesta terça (13) e quarta (14) um espetáculo voltado para o público infantil. ‘A Menina Dança’ é uma obra de dança afro, como maracatu, jongo, maculelê, samba de roda e outros ritmos, que homenageia a heroína da pátria, Maria Felipa. O espetáculo já passou por escolas da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro e outros municípios da Região Metropolitana do Rio e agora chega as escolas da região.

Apresentado pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o espetáculo apresenta uma personagem acessível ao espectador mirim, que percebe a importância do tema. Através da dança são reveladas histórias que precisam ser multiplicadas. Durante a apresentação, a personagem trará sua história, sua amizade com os peixes – que estarão em cena também – e como conseguiu afundar, juntamente com seus amigos locais, mais de 40 navios na Ilha de Itaparica (BA), durante a independência do Brasil.

Paty Lopes revela que levar a montagem para as escolas é um momento mágico de sua carreira. “Levar a peça para dentro das unidades de educação é empregar o nosso propósito na fonte, na base. As crianças precisam ser educadas de forma que elas se tornem referências para os seus adultos, levando essas histórias para dentro de suas casas. Nada melhor que uma apresentação gratuita para que esse propósito seja alcançado”, comenta a dramaturga e idealizadora.

Quem foi Maria Felipa

Maria Felipa foi uma marisqueira, pescadora e trabalhadora braçal que participou da luta pela Independência da Bahia. Ela foi declarada Heroína da Pátria Brasileira e teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, situado em Brasília/DF. No entanto, Maria Felipa não faz parte da história nos livros escolares brasileiros, uma invisibilidade que a cultura trabalha para reverter revivendo essas memórias, principalmente para o público infantil, ainda em formação e multiplicador de ideias.

spot_imgspot_img

Últimas noticias