LEIA NOSSA ÚLTIMA EDIÇÃO

Angra dos Reis avança no planejamento contra desastres naturais

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Prefeitura de Angra dos Reis apresentou na quarta-feira (17), em audiência pública na Câmara Municipal, o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) – documento estratégico que vai orientar as ações de prevenção e mitigação de desastres naturais nos próximos anos.

O plano foi elaborado ao longo de 18 meses em cinco etapas, com apoio técnico do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF) e financiamento do programa Periferia Viva, da Secretaria Nacional das Periferias, em parceria com a Fiocruz. Angra é uma das duas cidades do estado contempladas entre 91 municípios de todo o país.

Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr., o PMRR é essencial para salvar vidas:

“É uma ferramenta de gestão que permite identificar áreas vulneráveis, priorizar intervenções e buscar recursos para obras estruturais. Nosso maior objetivo é garantir segurança para quem vive em áreas de risco e evitar tragédias.”

Durante o encontro, transmitido ao vivo pelo canal da Câmara, professores do IEAR/UFF apresentaram diagnósticos das áreas mais vulneráveis e as propostas de soluções estruturais e comunitárias. O professor Anderson Sato, coordenador do projeto, ressaltou a importância da união entre academia, poder público e comunidade:

“O PMRR nasce de um processo participativo e tem o potencial de transformar realidades, ao integrar conhecimento técnico e demandas locais.”

Participaram ainda representantes do Ministério Público, do Instituto Municipal do Ambiente (Imaar), do Programa Comunidades de Angra (PCA), da Secretaria Extraordinária de Infraestrutura e da sociedade civil.

Foto: Luis Fernando Lara
spot_imgspot_img

Últimas noticias