Ambientalistas da organização Econservation com a ajuda de Guarda-Parques do INEA, devolveram ao mar, na segunda-feira (9), uma tartaruga-verde, que foi encontrada debilitada e resgatada em Paraty.
O animal deu entrada no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Itacuruçá com sinais de afogamento, apresentando-se magro e com lesões em carapaça, pele e plastrão (“barriga” da tartaruga), sendo que neste, a estrutura óssea estava aparente.
Após um mês em tratamento, a tartaruga foi devolvida ao mar e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga (Paraty).

Projeto de Monitoramento de Praias (PMP)
(PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. O PMP-BS é realizado de Laguna/SC a Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A empresa Econservation Estudos e Projetos Ambientais é a responsável técnica pelo PMP-BS Área RJ, monitorando os Trechos 11 a 15, entre os municípios litorâneos de Paraty a Saquarema, resgatando animais marinhos vivos que estejam debilitados e animais marinhos mortos para a realização de necropsia e coleta de amostras para análises.
Trecho 11: RJ – Paraty – Econservation;
Trecho 12: RJ – Angra dos Reis (incluindo a Ilha Grande) e Mangaratiba (somente Conceição de Jacareí) – Econservation;
Trecho 13: RJ – Rio de Janeiro (a partir de Guaratiba), Magé e São Gonçalo (margeando a Baía de Guanabara) – Econservation;
Trecho 14: RJ – Rio de Janeiro (a partir de Guaratiba), Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo (margeando a Baía de Guanabara) – Econservation;
Trecho 15: RJ – São Gonçalo (parte), Niterói, Maricá e Saquarema (até a Praia da Vila) – Econservation.
Caso você aviste algum animal marinho encalhado na praia entre em contato pelo 0800 999 5151 (RJ).