LEIA NOSSA ÚLTIMA EDIÇÃO

Projeto cultural dá voz às histórias e afetos de Itaguaí

spot_imgspot_img

Mais lidas

Está no ar o projeto “Vivências e Memória Itaguaí”, iniciativa do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) que busca reunir lembranças, histórias, imagens e afetos que ajudam a contar a trajetória do município da região metropolitana do Rio de Janeiro. A proposta é construir uma exposição colaborativa — presencial e virtual — a partir de depoimentos enviados pela população, revelando diferentes olhares sobre a cidade.

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, o projeto valoriza tanto as grandes figuras históricas de Itaguaí — como o Barão de Tefé, o jornalista Quintino Bocaiúva e a soprano Bidu Sayão — quanto as memórias anônimas do cotidiano, que também ajudam a moldar a identidade local.

Mazomba / Foto: Letícia Mozo

Moradores atuais, antigos e todos que têm alguma relação com o município estão convidados a participar. É possível enviar relatos, fotos, cartas, vídeos ou áudios que expressem vivências com a cidade: uma lembrança de infância, um personagem marcante, uma festa popular, um lugar especial ou qualquer memória que desperte o sentimento de pertencimento.

Assim como na primeira edição, realizada em Mangaratiba, a participação é aberta a todas as idades.

As contribuições podem ser enviadas até o dia 15 de setembro pelo site vivenciasememoria.com.br/itaguai ou pelo WhatsApp: bit.ly/3II4ri0
A exposição final será lançada ainda este ano, com visitação presencial e também em formato digital, ampliando o acesso e a diversidade de vozes que compõem a história da região. Todo o processo pode ser acompanhado no Instagram @vivenciasememoria .

“Queremos criar um espaço onde a memória viva de Itaguaí seja contada por quem realmente fez e faz a cidade: as pessoas. Cada lembrança é um fragmento precioso de uma história coletiva”, afirma Natale Onofre, presidente do ICCV.

“Essa é uma iniciativa que reforça a importância da preservação da memória e do patrimônio imaterial, fortalecendo aspectos sociais, históricos e culturais da cidade e da região. Assim, é uma parceria que se conecta à atuação do Instituto Cultural Vale, que entende a cultura como espaço de produção de conhecimento e valorização das muitas histórias que formam a nossa História”, destaca Marize Mattos, coordenadora de Patrocínios do Instituto Cultural Vale.

Foto: Letícia Mozo
spot_imgspot_img

Últimas noticias