spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Mangaratiba: SES vai disponibilizar medicamentos e suporte sanitário para suporte às vítimas da chuva

spot_imgspot_img

Mais lidas

A fim de buscar recursos e insumos para rede municipal de saúde e dar suporte às áreas afetadas pelas chuvas, nesta sexta-feira (08), a Secretária de Saúde de Mangaratiba, Sandra Castelo Branco, participou de uma reunião com a equipe do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS/SES), do Governo Estadual. Em parceria, os órgãos vão trabalhar para captar recursos e mecanismos de apoio para o município em situações de desastres naturais.

Entre os assuntos discutidos da reunião estão a emissão de alertas para a população sobre doenças que podem surgir no período pós-chuvas, análise da qualidade da água, orientações sanitárias para comércios prejudicados pela chuva, bem como, o envio imediato do Kit Calamidade, que contém medicamentos para a atenção básica, antibióticos, álcool, entre outros itens.

Além disso, a equipe do CIEVS, que visitou o distrito de Conceição de Jacareí para realizar uma avaliação técnica da situação pós-chuva, vai atuar para dar apoio ao Plano Municipal de Enfrentamento a Desastres Naturais, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. O plano prevê ações sanitárias de curto e médio prazo para minimizar impactos causados por fenômenos de ordem natural.

“Estamos somando forças com a Vigilância da Secretaria Estadual de Saúde e buscando recursos para diminuir o impacto das chuvas do ponto de vista da saúde e quanto a situação sanitária. Além dos prejuízos físicos e sociais, as chuvas causam efeitos diretos na saúde da população. Então, buscamos esse auxílio junto ao CIEVS e vamos trabalhar de forma coordenada para prevenir doenças, dar suporte de saúde para os moradores e reduzir problemas de ordem sanitária”, explicou a secretária Sandra Castelo Branco.

Participaram da reunião os representantes da CIEVS, Alexandre Matias e Paula Almeida, os Secretários Municipais de Defesa Civil, Eduardo Carvalho, e de Ordem Pública, Braz Marques, além do Chefe de Gabinete, Márcio Ferreira, e do Superintendente de Vigilância em Saúde, Lício Morais, e equipe.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias