spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Intérprete de Libras auxilia em parto em Angra dos Reis

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Hospital Maternidade de Angra dos Reis (HMAR) registrou nessa quinta-feira (5), um momento de muita emoção: o nascimento de Gustavo, o quarto filho da moradora da Japuíba, Débora Lino Cardoso. Mas, para a mamãe que é surda, este parto foi diferente de todos os outros. Desta vez, para se comunicar com a equipe de saúde, ela contou com o auxílio de Thayane Camilo, profissional da Central de Intérpretes da Prefeitura de Angra.

“Foi muito importante, porque nos meus outros partos eu nem sabia o que estava acontecendo, nem com o que estava sendo medicada. Isso me deixou muito nervosa. Com a presença do intérprete, me senti mais segura”, contou a nova mamãe em libras.

Gustavo é o primeiro filho de Débora com Nelson Guedes, que também é surdo. Ele fez questão de expressar a alegria do momento. “Estou muito feliz por ter tido acessibilidade por completo. No nascimento do meu outro filho, não pude acompanhar, pois tive que optar entre mim e uma intérprete solidária para ajudar na comunicação, no momento do parto”, disse o pai.

A Central de Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Guias – Intérpretes para Surdocegos é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania criado em agosto de 2020. Sua finalidade é intermediar a comunicação entre surdos e surdocegos nos setores públicos da cidade.

A equipe é composta por três funcionários concursados, com qualificação na área de tradução e interpretação de Libras. O setor funciona de segunda a sexta-feira no horário das 8h30 às 16h30.

Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp (24) 99304-9798 ou pelo email sdsp.cil@angra.rj.gov.br. A Central funciona na praça Guarda Marinha Greenhalgh, nº 59, no São Bento.

*estagiário sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias