Como manda a tradição, Angra dos Reis realiza a Festa do Divino. A programação religiosa teve abertura na sexta-feira (27/05), com a novena em honra ao Espírito Santo, na igreja Matriz, às 19h. A história da festa também será contada pela exposição “Os Imperadores na Festa do Divino Espírito Santo de Angra dos Reis”, na Casas Larangeira, que poderá ser visitada até o dia 5 de junho.
A mostra tem a curadoria de Alonso Oliveira e exibe 37 banners, com destaques para pessoas que ajudaram a manter a tradição dos festejos, oriundos de Portugal. A mostra expõe roupas de imperadores, imagens em madeira do Divino Espírito Santo, além de um cantinho especial que simboliza o altar do Divino Espírito Santo.
– Quem puder conferir nossa mostra deve passar pela Casa Larangeira deve visitar esse espaço e fazer uma viagem pela história da nossa cidade – comentou Alonso, lembrando que serão exibidos meninos imperadores dos anos de 1946 e 1949, passando pelas de décadas de 1970, 1980, 2000, 2010 e 2020.
Para Andrei Lara, secretário de Cultura e Patrimônio, o ano de 2022 é de ressignificação da tradicional festa, que faz parte do calendário de eventos do município.
– O prefeito Fernando Jordão prometeu que este ano seria dedicado à cultura, e estamos trabalhando para que isso aconteça. A Festa do Divino, a partir de 2022, ganha um novo formato, com o total apoio da Prefeitura, para que as nossas tradições sejam mantidas e a população volte a acompanhar toda a programação. Além da parte religiosa, a Prefeitura investe na programação cultural, com shows de renome nacional, dando um toque ainda mais especial à festa – enfatizou Andrei Lar