A Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Paraty-Mirim, foi reaberta ao público neste final de semana. O templo é histórico e tem mais de 300 anos de fundação.
“A igreja estava muito abandonada. Mudou muito o visual, ficou maravilhoso”, contou a zeladora da igreja, Juraci Cristo Pereira. “Para mim, é muito gratificante”, completou.
A obra foi custeada por um empresário do bairro e pela união dos moradores do bairro. “A gente teve algumas dificuldades pois a Igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Graças à Deus, depois de um ano, a gente conseguiu”, disse o empresário Deiler Odorizzi.
“Para mim, que fui coroinha da Igreja, e gratificante por estar de frente ajudando a comunidade e deixando de pé o nosso patrimônio”, afirmou, emocionado, o presidente da Associação de Moradores de paraty-Mirim, Renato Vieira.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é a igreja mais antiga do município de Paraty. Com visual muito simples, o templo possui um só altar dedicado a imagem da santa, que está no Museu de Arte Sacra de Paraty.
O visual da igreja é peculiar, já que não possui torre. Já o sino assentado em uma viga de pedra na parede lateral da igreja. “A reforma vai refletir na comunidade por ter essa joia aqui. Que isso possa trazer mais Deus e que todos entendam que somos todos filhos de Deus. Um ajudando o outro é o que vai fazer esse mundo melhor”, concluiu o pároco Roberto Carlos Pereira.
*com informações da Canção Nova