Agentes da Polícia Militar começaram a usar nesta segunda (30) câmeras acopladas aos uniformes. Todavia, apenas policiais lotados em oito batalhões – todos na capital – irão utilizar o novo equipamento.
De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM), as câmeras servirão para proteção dos policiais e da sociedade. “O equipamento vem para proteção, não vem para punir ou para vigiar ninguém, o equipamento vem proteger a tropa, proteger o nosso trabalho, proteger a sociedade”, destacou o secretário da pasta, Coronel Luiz Henrique Marinho Pires.
Segundo o governador Cláudio Castro, as câmeras, que serão usadas inicialmente pelas equipes de patrulha, vão ajudar a dirimir dúvidas sobre possíveis erros dos agentes de segurança. Castro disse, ainda, que foram compradas 21 mil câmeras compradas. Elas irão para locais de patrulhamento.
Os batalhões que receberão os equipamentos serão os de Botafogo, Méier, São Cristóvão, Tijuca, Olaria, Ilha do Governador, Copacabana e Leblon e da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (Laranjeiras).
*com informações da Agência Brasil