spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Angra dos Reis: alunos da Enseada fazem replantio no Parque da Cidade

spot_imgspot_img

Mais lidas

Representantes do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) e da Brigada Municipal de Angra realizaram nesta terça-feira, dia 7, uma ação de educação ambiental e replantio de mudas nativas juntamente com os alunos da Escola Municipal Frei João Moreira, da Enseada. A ação abriu o terceiro dia da Semana do Meio Ambiente em Angra, organizada pelo Imaar. A programação vai até sexta-feira, dia 10.

Os alunos receberam pela manhã a equipe do Imaar em sala de aula para uma conversa sobre a importância da preservação ambiental e do respeito à natureza. Em seguida, fizeram uma pequena trilha guiada pelo Parque da Cidade (Parque Natural Municipal da Mata Atlântica) onde plantaram mudas de guapuruvu, ipê rosa, ipê amarelo, ipê branco, dentre outras. Todas plantas nativas da Mata Atlântica.

O Imaar tem feito plantios constantes no Parque da Cidade, incluindo o Bosque da Saudade, iniciado no fim do ano passado como um espaço de reflorestamento em homenagem às vítimas da covid em Angra. Mais de 600 mudas estão sendo plantadas no local.

Com o tema “Uma só Terra. Somos todos responsáveis!”, a Semana do Meio Ambiente foi pensada e organizada para toda a população, para despertar a conscientização ambiental em cada cidadão. O conjunto de atividades, distribuídas nos seis dias da Semana, destaca, por meio de diferentes ações propostas, a ideia de respeito à natureza e de participação coletiva na construção de um mundo sustentável, além de mostrar algumas das iniciativas de diversos órgãos e institutos envolvidos com assuntos ambientais.

A programação continua e é aberta ao público. Nos próximos dias haverá campanha de adoção de animais; palestra sobre observação de aves e a importância da atividade para o turismo, a ciência e a conservação do ambiente; apresentação dos trabalhos de organizações ligadas ao meio ambiente; além do primeiro Fórum Regional das Unidades de Conservação Estaduais da Costa Verde/RJ, dentre outras atividades.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

DIA 8
Centro de Estudos Ambientais (CEA) – Av. Jair Toscano de Brito, Praia da Chácara.
9h às 12h – Reunião do Conselho Gestor do Parque da Cidade (PNMMA);
14h às 16h – Palestra Costurando Redes de Impacto com Marulho;
8h30 às 12h – Projeto Brincando na Praça do Bairro do Campo Belo, com oficina de brinquedo reciclável e oficina de jardinagem (Secretaria Executiva de Urbanização, Parques e Jardins);

DIA 9
Centro de Estudos Ambientais (CEA) – Av. Jair Toscano de Brito, Praia da Chácara.
I Fórum Regional das Unidades de Conservação Estaduais da Costa Verde/RJ
PROGRAMAÇÃO:
9h30 às 9h55 – O Parque Estadual Cunhambebe e a Proteção Ecossistêmica;
10h às 10h25 – A importância da APA Tamoios no Território de Angra dos Reis;
10h30 às 10h55 – As Unidades de Conservação da Ilha Grande, RJ;
11h às 11h25 – O Trabalho Upam em conjunto com as Unidades de Conservação;
11h30 às 11h55 – Observação de aves como ferramenta para o desenvolvimento da conservação de espécies e fortalecimento do turismo e da Ciência Cidadã;
12h às 13h – O Instituto Boto Cinza e a conservação das baleias e golfinhos da Costa-Verde/RJ.
9h às 13h – Exposição da Brigada de Incêndio; educação ambiental; exposição de réplicas dos animais da Mata Atlântica; personagens com fantasias do macaco Muriqui e do Índio Cunhambebe; banner, panfletos, informações das Unidades de Conservação, com PEC e APA Tamoios;

DIA 10
Centro de Estudos Ambientais (CEA) – Av Jair Toscano de Brito, Praia da Chácara.
9h às 11h – Capacitação Plano Diretor;
10h às 16h – Campanha de adoção de animais – Praça Zumbi dos Palmares.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias