spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

Angra dos Reis: celebração de Corpus Christi tem fé, devoção e tradição

Mais lidas

O dia de Corpus Christi foi comemorado nesta quinta (16) em Angra dos Reis com a retomada da tradição religiosa dos tapetes de sal. Este ano a festa contou com a retomada da missa, confecção do tradicional tapete e, fechando a programação, uma procissão pelas principais ruas do Centro. As celebrações não aconteceram nos últimos anos por conta da pandemia de Covid-19.

A comunidade católica acordou cedinho para participar da missa festiva às 7h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Ao fim da celebração religiosa, os fiéis seguiram para a Rua do Comércio, onde usaram a criatividade para produzir 700 metros de tapete utilizando serragens coloridas.

A confecção dos tapetes é uma tradição cristã trazida pelos portugueses dos Açores, no século XVIII. Neste ano, além de desenhos com referências religiosas, foram passadas mensagens de fé, paz e amor. Tudo preparado com muito carinho.

“Para nós é uma enorme alegria estarmos aqui hoje. Acho muito importante porque devemos passar essa tradição dos pais para os filhos para que ela não acabe”, destacou a fiel Hilma Maria de Souza.

Na parte da tarde, foi celebrada uma missa festiva na Igreja do Carmo e em seguida a comunidade católica saiu em procissão em louvor ao Santíssimo Sacramento pela Rua do Comércio. O cortejo seguiu pelas ruas do Centro terminando seu trajeto no Largo da Matriz. Durante o percurso, os fiéis foram entoando cânticos e orações.

A programação festiva foi promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias