spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Porto em Itaguaí faz operação inédita

spot_imgspot_img

Mais lidas

Localizado na Ilha da Madeira, em Itaguaí, o porto privado chamado Porto Sudeste realizou nesta terça-feira (12) a primeira operação de granéis líquidos no terminal por meio de double banking. A transferência de 950 mil barris de óleo cru do navio tanque Live Knutsen para o exportador Moscow Spirit durou cerca de 24 horas. Todo o processo teve a supervisão da Marinha do Brasil, da Delegacia da Capitania dos Portos de Itacuruçá, da Autoridade Portuária e da Aduana do Porto de Itaguaí.

A operação de double banking, também chamada de transbordo a contrabordo, consiste na transferência de petróleo entre navios atracados em um píer, um ao lado do outro.

De acordo com especialistas, o procedimento garante maior eficiência ao transporte do petróleo que é explorado em alto-mar por evitar longos deslocamentos dos navios e reduzir custos operacionais.

A prática cresce gradativamente com o aumento da produção de petróleo no Brasil. Segundo as estimativas da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a produção nacional de petróleo deve saltar 53,8% até 2031, passando de 3,36 milhões de barris/dia para 5,17 milhões. A previsão é que dois terços da produção nacional seja exportada em 2031.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias