O fotógrafo documental Marcelo Oséas, especialista em cultura brasileira, inaugura a sua primeira galeria fotográfica no centro histórico da cidade de Paraty, a Marcelo Oséas Galeria.
A partir do dia 31 de julho, o espaço estará aberto com a exposição “Quase Dez Anos”, que mostra a trajetória do artista na fotografia que retrata diferentes povos do Brasil, ao longo de 21 imagens capturadas em suas viagens realizadas pelo país.
Com fotografias já conhecidas e outras inéditas do fotógrafo, a mostra é construída por elementos que compõem os modos de viver que existem, e se adaptam ao Brasil contemporâneo. O fotógrafo explica que nas fotos “estão retratados elementos que compõem a forma de vestir, de festejar, de navegar, de comer, de trabalhar e de se viver de diferentes grupos do país”.
Entre as imagens produzidas ao longo de quase dez anos o destaque é a fotografia “O Céu da Dona Laudinete”. Esta fotografia retrata o teto do ateliê de uma artesã que mora no litoral de Alagoas e trança belas cestarias, com a fibra de coco.
“A Cuia”, foto inédita de Oséas, é um outro exemplo da riqueza de elementos produzidos pelos povos brasileiros. Apesar da aparente simplicidade, o fruto da cuieira é trabalhado pelos ribeirinhos do Amazonas e ganha marcadores únicos daquela cultura.
A Marcelo Oséas Galeria fica na Rua Dr. Pereira, 125 – Centro Histórico de Paraty.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes