spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Angra dos Reis: aberta a Semana da Juventude

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foi aberta na manhã de quarta-feira, dia 6, a programação da Semana da Juventude, com diversas atividades alusivas ao Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto. Na abertura, realizada na E. M. Júlio César de Almeida Larangeira, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva da Juventude, realizou um encontro com diversos líderes jovens da Costa Verde para debater sobre políticas públicas voltadas ao segmento.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do prefeito Fernando Jordão; do secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti; do secretário executivo da Juventude e vice-presidente Fórum Regional da Juventude (FORJUV), William Gama; do secretário de Educação, Paulo Fortunato; do secretário de Estado de Ação Comunitária e Juventude, Gelby Justo; da superintendente de Estado da Secretaria de Ação Comunitária e Juventude, Monique França; do presidente do Conselho da Juventude, Jeferson Alves; da coordenadora da Juventude de Paraty, Natália Braga; do vereador de Paraty Lucas Cordeiro; e dos vereadores de Angra Titi Brasil, Branco, Dudu do Turismo e Luciana Valverde, líder do governo na Câmara.

Em Angra dos Reis, que vem investindo em seus jovens com diversos programas e tem, inclusive, uma secretaria exclusiva voltada para a juventude, serão realizadas até o dia 13 diversas atividades que vão desde a área cultural e profissional até o debate político de qual papel cabe ao jovem na sociedade atual.
Um dos eventos de destaque será no domingo, dia 7, na Praia do Anil, com diversas atividades esportivas, exposição de carros clássicos, brincadeiras retrô, passeio de patins e muito mais.

Reservado ao Dia Internacional da Juventude, ficou um café da manhã na Horta Semente do Amanhã e uma tarde esportiva no Morro da Caixa d’Água. Mas a programação não para por aí. De acordo com o secretário executivo da Juventude, a ideia é alcançar os jovens de todo o município.

– É com muita alegria que abro este evento hoje, pois estamos nesta caminhada de investimentos em políticas públicas para a juventude sem medir esforços. Já temos o programa Minha Oportunidade, que atende 200. Hoje, com certeza, também será um dia de bons frutos com todas essas lideranças debatendo políticas públicas para os jovens de nossa região – ressaltou Wiliam Gama, secretário da Juventude.

Já o secretário de Educação, Paulo Fortunato, destacou a importância de esse olhar para os jovens estar ligado diretamente à educação.

– É com enorme satisfação que trabalho com o William nesses projetos voltados aos jovens, como o Minha Oportunidade e agora o Transporte Social Universitário. Temos que investir cada vez mais nos jovens, dando oportunidades para que se desenvolvam e construam uma sociedade igualitária – disse Paulo.
O secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, ressaltou que o investimento na juventude é um investimento no futuro da cidade.

– Vendo esses jovens aqui querendo debater as políticas públicas, vemos o quanto é importante valorizar os sonhos dos jovens para que tenhamos uma cidade cada vez mais cheias de oportunidades. Estamos atentos a isso, e com meus 37 anos de serviços prestados ao município, me sinto empolgado em fazer cada vez mais pelos nossos jovens – destacou Ferreti.

O prefeito Fernando Jordão lembrou que o Programa Minha Oportunidade vem investindo no jovem de hoje parra que ele seja um profissional e um cidadão de sucesso.

– A juventude merece essa atenção, porque é o futuro. Nossos investimentos em educação e em programas como o Minha Oportunidade é para que tenhamos um futuro de pessoas conscientes que tiveram oportunidades e, com isso, só têm coisas boas para devolverem à sociedade. Este dia de debate de políticas públicas voltadas para os jovens não só de Angra, mas para toda Costa Verde, é fundamental para o nosso desenvolvimento – disse Fernando.

O Dia Internacional da Juventude foi criado, originalmente, através da resolução 54/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal.

Atualmente, por meio do Programa Mundial de Ação para a Juventude, a ONU incentiva ações políticas e diretrizes que ajudem a apoiar a melhoria na qualidade de vida dos jovens de todo o mundo.
De acordo com o Decreto-lei nº 10.515, de 11 de julho de 2002, o Dia Nacional da Juventude também é comemorado em 12 de agosto. No Brasil, a Proposta de Emenda à Constituição 42/08 (PEC da Juventude) estabeleceu que todo indivíduo entre os 15 e 29 anos é considerado jovem.

Programação

Dia 7 de agosto – Dia de Atividades “Esporte e Juventude“
Das 14h às 19h – Local: Praia do Anil

Dia 8 de agosto – Oficina de Expressão Corporal com o dançarino Bibiu, coreógrafo da cantora Ludmila
Das 18h – Local: CEA

Dia 9 de Agosto – Bate-papo com Mulheres Jovens Empreendedoras de Angra
Das 14 às 17h – Local: CEA

12 de agosto – DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE
Dia 12 de agosto – Café da manhã na horta Semente do Amanhã com palestra aos jovens ministrada pelo secretário de Educação, Paulo Fortunato
Das 9h às 11h – Local: Rua da Glória, 64 – Belém

Dia 12 de agosto – Ações da Juventude: campeonatos de diversas modalidades esportivas
Das 14h às 18h – Local: quadra esportiva do Morro da Caixa d´Água

Dia 13 de agosto – Evento esportivo com campeonatos de skate e futebol, com DJ e show ao final.
Das 9h às 18h – Local: Campo da Gringa, Parque Mambucaba

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias