spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

Complexo Regulador de Angra dos Reis é inaugurado

Mais lidas

Com objetivo de centralizar as regulações relacionadas à saúde na cidade, oferecendo ainda mais rapidez, equidade, transparência e qualidade no atendimento à população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), foi inaugurado nesta sexta-feira, 19 de agosto, às 15h, o Complexo Regulador de Angra dos Reis – Tarcísio de Souza Reis.

O complexo homenageia no nome o biólogo Tarcísio de Souza Reis, que dedicou muitos anos de vida à saúde no município, tendo atuado como subsecretário municipal da pasta e diretor de regulação. O setor irá integrar diversas operações importantes dentro da área, tanto da regulação – leitos, cirurgias eletivas e de urgência, e terapia renal substitutiva (hemodiálise à beira do leito) entre outros – quanto no quesito ambulatorial – consultas e exames de média e alta complexidade.

– Antes, os setores de regulação trabalhavam em separado. Com essa unificação, conseguimos integrá-los, e com o sistema informatizado, vamos ganhar muito em agilidade, desde o processo da entrada da solicitação do setor até a regulação e o agendamento. Isso vai representar ao usuário do SUS mais celeridade, transparência e um atendimento com equidade, atendendo com mais prioridade àqueles que têm demandas mais urgentes – explica a superintendente de Planejamento, Controle, Avaliação e Regulação, Luciana Rossinol Silva.

Localizado na Rua Benedito Pereira Rocha, nº 461, no Parque das Palmeiras, o local conta com um corpo de funcionários composto de 17 técnicos, 11 médicos e seis enfermeiros. Com esse novo equipamento, que funciona 24 horas por dia, a saúde ganha um importante aliado no município, integrando setores de uma forma ainda mais precisa.

– Precisamos garantir o princípio da equidade, e o que estamos fazendo aqui hoje, ao inaugurar o complexo regulador, é exatamente isso. Quando as pessoas são habilitadas pelos médicos para fazerem seus exames ou suas consultas com especialistas, é para cá que essas guias de referência serão endereçadas. Elas serão analisadas por uma equipe extremamente hábil, para fazer com que aqueles que têm prioridade sejam atendidos mais rapidamente – diz o secretário de Saúde Glauco Fonseca.

Os moradores também receberão, por meio da atualização dos cadastros individuais dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), comunicação via telefone – mensagem de SMS – a respeito de consultas iniciais com especialistas e agendamento de exames, sendo mais uma ferramenta para oferecer informação sobre as consultas e exames agendados. Além disso, eles continuarão sendo informados dos seus agendamentos pelo agente comunitário de saúde, assim como seguirão podendo obter informações sobre o andamento de suas marcações direto na Unidade Básica de Saúde do bairro em que vive.

– É um avanço na saúde de Angra, um projeto de humanização da área, com a cidade seguindo na busca por excelência – resume o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio de Lima Sírio, que conheceu todos os cômodos da nova instalação e conversou com os funcionários do complexo.

Para ter acesso a essa nova possibilidade comunicação e informação na área da saúde municipal, é necessário que os moradores mantenham atualizados seus dados cadastrais nas unidades de saúde, principalmente o número de telefone, endereço e CPF.

– Com essa ferramenta, o usuário receberá a informação de que seu atendimento foi agendado. Antes, em muitas ocasiões, a pessoa pedia a marcação e muitas vezes esquecia do pedido, não comparecendo à consulta, por exemplo. Com o SMS, a saúde municipal vai lembrar a pessoa desse compromisso – declara o prefeito Fernando Jordão, que participou da inauguração do complexo.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias