spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Alunos da rede pública terão de volta o Projeto Ativação Cultural Itaguaí

spot_imgspot_img

Mais lidas

O projeto Ativação Cultural Itaguaí, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, retornou as escolas de redes municipais depois de dois anos. No total, alunos de oito escolas recebem oficinas gratuitas onde serão desenvolvidas uma série de atividades culturais como artes circenses, teatro, artesanato, música e audiovisual.

O objetivo deste projeto é atender alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Itaguaí, trabalhando no contraturno para preservar os conteúdos programáticos.

“Queremos envolver alunos e professores com a equipe do projeto, promovendo a articulação e um planejamento colaborativo para as atividades culturais. Os alunos participam ativamente de toda preparação. Escrevem os roteiros, confeccionam figurinos, gravam, aprendem a tocar instrumentos, fazem malabares, truques de mágica, compõem música, se equilibram em pernas de pau e muito mais”, conta Alessandra Reis, produtora e idealizadora do projeto Ativação Cultural Itaguaí.

As atividades estão sendo divididas em áreas da linguagens artísticas. A área de Música cria uma banda (fanfarra), com o objetivo de desenvolver a coordenação motora e percepção musical dos alunos, além de descobrir talentos. O Artesanato trabalha com os alunos e seus responsáveis, para capacitar e despertar o interesse pelas técnicas e identificar o talento nas crianças da região.

O Ativa Escola elabora roteiros e gravações de curta-metragem, produção de espetáculos teatrais e composições musicais. O aluno será o protagonista, produtor e multiplicador de conteúdo.

O grupo Turma em Cena propõe aos alunos práticas de técnicas e habilidades circenses, com conteúdos voltados para técnicas de malabarismo, perna de pau e equilíbrio, palhaçaria, adereços cênicos e reciclagem.

*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias