spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

Angra dos Reis: Frade ganha Clínica de Saúde da Família, Farmácia Viva e Polo de Fisioterapia

Mais lidas

A partir de segunda-feira (5), a população do Frade e região passará a contar com os serviços oferecidos pela Clínica de Saúde da Família. A unidade de saúde conta, ainda, com um Polo de Fisioterapia e a 1ª Farmácia Viva de Angra dos Reis.

O complexo de saúde, que foi inaugurado nesta sexta-feira (2), fica na Rua Boa Esperança S/Nº e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. “O que nós estamos fazendo a partir de agora em Angra dos Reis é transformar as nossas áreas de atuação da Atenção Primária, ou seja, as diversas Estratégias da Saúde da Família, em grandes Clínicas da Família”, disse o secretário de Saúde do município, Glauco Fonseca.

“A exemplo do que fizemos no Centro e vamos fazer no Parque Mambucaba, estamos fazendo aqui, na inauguração da Clínica de Saúde da Família do Frade: Frade 1, Frade 2 e Frade Praias vêm agora para a Clínica, possibilitando que a gente aumente o escopo de ações da Atenção Primária ao Frade”, completou o gestor.

A unidade vai oferecer atendimento primário de consulta de clínica médica, consulta de enfermagem, coleta de preventivo, acolhimento – pré-natal e puerpério –, atendimento a hipertensos e diabéticos, puericultura, saúde da mulher, planejamento familiar, saúde mental, saúde do adolescente, saúde do homem, saúde do idoso, vacinação, procedimentos como administração de medicamentos e curativos, grupos educativos e exame de eletrocardiograma.

Funcionando num amplo cômodo dentro da Clínica de Saúde da Família, o Polo de Fisioterapia vai oferecer atendimento ortopédico e respiratório – fisioterapia –, com uma equipe exclusiva de três profissionais. O objetivo é atender pacientes com disfunções traumato-ortopédicas que precisavam se deslocar ao Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Balneário. O espaço conta com ultrassom terapêutico, eletroestimulação, aparelhos de Cinesioterapia e de fisioterapia respiratória.

Outra novidade inaugurada junto com a Clínica de Saúde da Família é a 1ª Farmácia Viva do município, que faz parte de uma política do SUS ligada às práticas integrativas e complementares de saúde.

Criada para ajudar o tratamento dos pacientes, levando-se em consideração a sabedoria popular no uso das plantas medicinais, a farmácia conta com mudas certificadas que oferecem, de forma garantida, o princípio ativo que o Ministério da Saúde exige nesse tipo de modalidade.

“As mudas são enviadas do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, para cá. Angra é o primeiro município da região da Baía da Ilha Grande (BIG) a implantar uma Farmácia Viva. Hoje, estamos começando aqui no Frade, mas depois vamos expandir para as outras unidades de saúde”, explica o superintendente em Saúde Primária Wesley Abel.

A Clínica de Saúde da Família do Frade já conta com uma médica que pode prescrever as plantas medicinais. De qualquer forma, haverá uma capacitação no município, para médicos e enfermeiros de toda a rede, com o objetivo de que eles também estejam aptos a fazer a prescrição desse medicamento natural.

Complexo de saúde da localidade é uma realidade – No intervalo de uma semana, a população do Frade viu nascer o novo SPA do bairro, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Saúde Bucal e agora a Clínica de Saúde da Família, que conta com Polo de Fisioterapia e a 1ª Farmácia Viva do município. Os investimentos do governo municipal no bairro resultam num complexo que oferece condições de modificar profundamente o cenário da saúde na localidade.

“Semana passada inauguramos aqui o SPA do Frade. Também anunciamos recentemente a contratação de 251 profissionais da área, numa chamada pública. Foi uma semana de inaugurações na saúde, e acredito que todo o município ganha muito com isso”, concluiu o prefeito Fernando Jordão.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias