A Prefeitura de Angra, com a Secretaria de Saúde, organizou o Dia D da mamografia, que aconteceu neste sábado (22). O objetivo do dia é conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama.
No município 26 unidades de saúde atenderam 602 mulheres e solicitaram 393 mamografias. Uma dessas unidades foi a ESF do Balneário, que teve 16 pacientes atendidas.
“Estão ações são de extrema importância para a saúde da mulher. Todas devem fazer uso dessa ótima ferramenta oferecida pela Prefeitura de Angra” destacou uma das pacientes.
A ação atendeu mulheres entre 50 e 69 anos e a partir de 35 com histórico da doença na família. Após os exames as mamografias foram agendadas, em casos necessários.
“É um dia voltado e focado nas mulheres. A mamografia é a maneira que temos de detectar o câncer e já encaminhar a paciente para o tratamento” explicou Gleide Pereira, gerente da ESF Balneário.
As equipes da Estratégia da Saúde da Família das unidades de Atenção Primária irão buscar mulheres entre 50 e 69 anos e de 35 anos com histórico de câncer de mama na família. Estas mulheres deverão fazer a mamografia de rastreio, um exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes