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CEA tem lançamento de Carteira de Identificação Autista em Angra

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Na manhã da última quarta-feira (14) foi lançada a Carteira de Identificação do Autista, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), em Angra dos Reis.

Esta ação tem como objetivo beneficiar a vida de pessoas do espectro autista e seus familiares, facilitando o acesso a serviços públicos e privados, oferecendo segurança a estas pessoas.

No lançamento estiveram presentes o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Eduardo Sampaio, o secretário executivo de Assistência Social, Heraldo França, a coordenadora técnica da Pessoa com Deficiência, Iris Fernandes, outros representantes de organizações públicas e pais que lutam pela causa autista.

“Mais um avanço e uma conquista para a comunidade da pessoa com deficiência. A carteirinha de identificação ajudará esse público no combate às suas dificuldades de acesso no dia a dia e nos atendimentos a diversos estabelecimentos. Queremos promover a cidadania e a maior inclusão das pessoas com autismo na sociedade”, explicou Eduardo Sampaio.

A carteira terá informações, na parte frontal, como nome completo, data de nascimento, CPF, classificação de sua condição, tipo sanguíneo, número do cartão do SUS, telefone para contato e foto.

Na parte traseira da carteirinha contém 3 QR Codes que darão acesso a outros dados do usuário, como endereço completo, alimentação específica e medicação usada.

Os outros dois terão as leis nacionais sobre autismo e a localização da rede de apoio para qualquer necessidade de ajuda e informação a respeito.

Na cerimônia, foram entregues as 11 primeiras carteirinhas. A partir de 20 de janeiro de 2023, iniciarão as inscrições para a retirada do documento através de um link que será divulgado no site e nas redes da Prefeitura de Angra. Após o preenchimento do formulário online, o responsável precisará ir ao CRAS de sua abrangência ou à sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, após 20 dias do pedido, para retirar o documento em mãos.

“O nosso governo é humano. O nosso prefeito passa isso diariamente a todos os secretários. Já estamos fazendo um Centro de Referência ao Autista, temos agora o cartão de identificação para esse público, essas políticas públicas são muito importantes. Queremos atender as famílias. Nos preocupamos com elas sempre”, disse Cláudio Ferreti, secretário de Governo e Relações Institucionais.

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