O Polo Sociocultural Sesc Paraty, realizará na unidade do Sesc Santa Rita, até o dia 5 de março de 2023, a exposição NHE AMBA de Xadalu Tupã Jekupé.
O Sesc fica na rua Dona Geralda, 320, no Centro Histórico de Paraty e a exposição contará com trabalhos inéditos e obras do acervo de outros museus e instituições culturais do país.
A mostra, de acordo com o artista, traz um significado que perpassa a cosmologia consultada pelos caciques e sábios. Nheé significa “espírito” e Ambá “morada de Deus”, lugar que abriga todos os espíritos das cidades celestiais.
Este movimento criou um novo conceito de arte urbana indígena pós-grafite, ressignificando a arte pela causa indígena na cidade de Porto Alegre. Por isso, o artista com raízes aquáticas no Rio Ibirapuitã, em Alegrete (Rio Grande do Sul), revisitou o seu passado e, como um guarani, passou a criar dentro de si. Do poder ancestral narrativo de sua trisavó Aurora, a bisavó Ernilza e avó Dalva Luz, a luz se fez nos olhos de Xadalu, assim enxergando o apagamento que sua cultura e a de outros povos da região Sul do Brasil, como: os Charruas, os Guaranis Mbyá, os Jaros, Mbones e Minuanos, que vieram sofrendo ao longo do tempo e do espaço no mundo rural e urbano.