spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Comi demais e agora? Saiba dicas para não exagerar no Natal

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Natal está chegando e, com ele, também chega a hora de preparar uma mesa cheia para toda a família. Pode não parecer, mas é possível ter uma ceia saudável e bastante saborosa. 

É claro que fazer uma refeição fora do plano alimentar não vai prejudicar o seu objetivo, seja ele qual for – emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente ter mais saúde. No entanto, é comum que quem já está familiarizado com um estilo de vida fitness queira manter o padrão durante as festas de fim de ano, e não há nada de errado nisso.

“É possível aproveitar esse momento sem abusar muito. Em primeiro lugar, lembre dos resultados que você conquistou ao longo do ano com a dieta e treinos, assim terá mais motivação para não enfiar o pé na jaca“, recomenda a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian.

A Dra. Andrea Pereira, médica nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein e cofundadora da ONG Obesidade Brasil, destaca a importância do equilíbrio neste momento. Dessa forma, é possível evitar excessos que acabam agravando doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão. “Uma boa alternativa para esses casos é tentar experimentar um pouco de tudo, sem repetições e exageros”, afirma a especialista.

Para mostrar que é possível ter uma ceia saudável no Natal, as especialistas trazem dicas simples que vão te ajudar a não exagerar na comilança. Confira:

Como ter uma ceia de Natal mais saudável

  1. Normalmente a ceia acontece somente no final da noite. Por isso, evite ficar sem comer durante o dia. Desta forma você não terá tanta fome enquanto o jantar não está pronto e vai conseguir resistir mais aos aperitivos calóricos;
  2. Não exagere no sal e no açúcar. Aliás, nunca adicione sal às preparações já feitas;
  3. Incentive a família a cozinhar em casa e evitar produtos industrializados e ultraprocessados;
  4. Procure alimentar-se de forma adequada e leve durante os dias 24 e 25, pois à noite você irá ingerir alimentos mais calóricos;
  5. Coma uma fruta ou beba um suco natural entre o lanche da tarde e a ceia;
  6. Beba bastante água ao longo do dia, pois a sede pode ser confundida com a fome. Além disso, a hidratação ajuda a evitar a retenção de líquido que os alimentos mais pesados podem provocar;
  7. Pegue pequenas porções dos alimentos da ceia de Natal, assim você não precisará se privar de comê-los;
  8. Evite comer alimentos muito gordurosos, como peles das aves, frutas em caldas, molhos a base de maionese, queijo cheddar, bacon e salame;
  9. Mantenha-se ativo durante o período de festas, fazendo atividades como andar de bicicleta ou uma caminhada, pois isso aumentará o gasto calórico e o metabolismo.

Por fim, a médica nutróloga destaca a importância de comer bem. “A perda de peso não é uma tarefa fácil e cada organismo reage de uma forma nesse processo. Alguns conseguem perder os quilos extras de forma mais rápida, mas outros levam um longo tempo para voltar ao peso inicial. Por isso é tão importante optar por uma mesa com mais opções saudáveis, como frutas, legumes e verduras, já que a presença de fibras diminuirá a absorção de gorduras e trará mais saciedade, além de não exagerar na bebida alcoólica”, conclui Andrea.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias