spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

Conheça alguns sucos naturais que podem ajudar na ressaca e na indigestão pós-Ceia de Natal

Mais lidas

Comida, bebida e muita ‘algazarra’ entre a família costumam ser as marcas registradas das festas de fim de ano como o Natal e o Ano Novo. No entanto, a rotina agitada, aliada ao consumo de bebidas alcoólicas também tem seu preço. 

São bastante comuns as queixas de pessoas que sofrem com mal-estar após o fim do ano. Mas calma lá que há jeitos de curtir e depois ‘ficar de boa’, mesmo ‘chapando o coco’ ou comendo muito.

A nutricionista Sarah Oliveira, por exemplo, explica que no momento da ressaca é importante repor a hidratação do corpo, além de vitaminas, minerais e antioxidantes. A ingestão destes nutrientes ajuda a estimular a eliminação das toxinas produzidas pelo organismo ao metabolizar o álcool. 

Uma das opções naturais para dar uma levantada no corpo é o suco hidratante, que é uma mistura de água de coco, hortelã e melancia e/ou melão. 

Há também o suco antioxidante, que leva maçãs, laranjas, cenouras e cúrcuma (açafrão). Porém, é preciso cortar as maçãs ao meio, retirar as sementes, espremer as laranjas e ralar a cenoura. Em seguida, é preciso bater tudo no liquidificador com a cúrcuma e gelo até ficar homogêneo. (confira modo de preparo abaixo)

“Para curar a ressaca, pode adicionar mel nos sucos para adoçar e adicionar uma dose extra de glicose para repor as energias. Os sucos não são prejudiciais se beber muito, o máximo que pode ocorrer, se beber em excesso, é soltar o intestino”, explicou.

Prejudicial 

Sarah reforça ainda que o consumo de álcool em excesso é prejudicial à saúde, trazendo consequências imediatas e também a longo prazo ao organismo humano. Algumas das consequências são: aumento da pressão arterial, desidratação, doenças cardíacas e cirrose hepática.

“Comer em excesso também é sim prejudicial, pode provocar sintomas gastrintestinais como a diarreia, azia, náuseas e vômitos, além da ganho de peso e inchaço”, concluiu.

Suco hidratante

Modo de preparo, segundo Sarah:

1 xícara de água de coco (200ml);

1/2 fatia fina de melancia;

1 fatia fina de melão; 

Hortelã (à gosto);

Bater bem no liquidificador e tomar em seguida, sem coar.

Suco antioxidante

Modo de preparo, segundo Sarah:

2 maçãs; 

2 laranjas; 

1/2 cenoura;

1 colher de café de cúrcuma (açafrão).

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias