spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Exposição sobre aspectos culturais de Mangaratiba percorre a cidade

spot_imgspot_img

Mais lidas

Após a primeira temporada na Praça Robert Simões, a exposição “Vivências e Memória” chega chega ao Centro Ferroviário de Cultura Odjaime de Holanda Ferreira (Cefec), em Itacuruçá.

Em cartaz na região desde a última segunda-feira (26), a mostra apresenta a história de Mangaratiba por meio de imagens e narrativas colhidas ao longo do projeto realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

A exposição está distribuída em sete temas: Origens, Economia, Transportes, Cotidiano, Cultura, Impactos e Mar. Organizados em painéis, sua exibição pode ser vista no equipamento cultural da Fundação Mário Peixoto na “Praça da Estação” (Avenida Santana nº 80).

Para Fernando Peixoto, diretor-executivo do ICCV, a exposição visa valorizar a história e a cultura da cidade. “A segunda temporada da exposição é um presente do projeto e do Instituto Cultural Vale à Fundação Mário Peixoto e ao município. Esperamos assim aumentar o alcance da iniciativa, impactando novos públicos, e valorizar cada vez mais as pessoas e as culturas de Mangaratiba”, finaliza.

A exposição conta com uma versão virtual disponível em vivenciasememoria.com.br.

No site, também é possível assistir aos minidocumentários com trechos de relatos de personagens de Itacuruçá recordando antigos carnavais, o trem ‘Macaquinho’, a vida no mar, as mudanças trazidas pela rodovia Rio-Santos e pelos portos, entre outras lembranças e experiências de vida na localidade.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias