spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

Veja as tradições mais comuns para o Réveillon no Brasil

Mais lidas

Com a chegada do ano novo, é comum que as pessoas comecem a pensar nas tradições que costuma fazer no fim de ano.

Uma das mais populares no Brasil é a de pular sete ondas, esta tradição vem das culturas africanas e consiste em pular sete ondas e, a cada pulo, fazer um agradecimento ou pedido para o novo ano.

De cunho mais religioso, é comum vermos oferendas a Iemanjá, considerada a entidade protetora das águas pelas religiões de matriz africana.

Nas cidades litorâneas, é costume presentear Iemanjá em troca de paz e proteção para o ano seguinte.

As oferendas costumam ser itens de beleza, como espelhos e colares, mas também é popular o uso de rosas brancas como presente.

Outra bem conhecida é o consumo da lentilha na virada do ano, para atrair sorte e boas energias. Mas para realizar este ritual a pessoa deve subir em um lugar alto (uma cadeira, mesa ou degrau da escada) e comer sete garfadas de lentinha.

Vestimentas

O uso de roupas brancas vem da cultura ocidental, onde a cor simboliza paz. Porém, no Brasil, o hábito de usar roupas brancas foi propagada por praticantes do Candomblé e é uma forma de buscar purificação e proteção para o ano seguinte.

Além disso, a prática de utilizar lingeries coloridas também se tornou comum, cada cor de peça íntima representa um pedido diferente.

O branco atrai paz, o rosa traz amor, o amarelo atrai riqueza, o verde traz a esperança e o azul traz boas energias e prosperidade.

A tradição de comer doze uvas tem origem na Espanha. Na simpatia mais comum a pessoa deve comer as uvas a cada badalada do relógio, uma por vez, fazendo um pedido. Cada uva representa um mês, assim a pessoa irá atrair boas energias para o ano que começará.

Brindar com champanhe é uma das tradições mais clássicas, é costume fazer um brinde e beber uma taça de champanhe no primeiro minuto do novo ano, como forma de celebrar o ano que se inicia e atrair prosperidade financeira.

*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias