No penúltimo dia do ano de 2022, uma sexta-feira, um adolescente de 14 anos morreu em Angra dos Reis. O jovem era morador do morro do Santo Antônio.
A suspeita é de que o jovem tenha sido a primeira vítima fatal de Dengue Hemorrágica na cidade. O médico que o atendeu divulgou a doença como causa da morte.
A suspeita do profissional, por conta dos sintomas apresentados, foi atestada na certidão de óbito.
O jovem foi levado ao Hospital da Japuíba por sua tia, após ele apresentar sintomas como dor no corpo e inchaço no braço. No hospital, o jovem foi atendido na emergência, medicado com antibiótico e analgésico e liberado para ir pra casa.
Três dias após o tratamento, outros sintomas começaram a aparecer como manchas vermelhas no corpo, dificuldade pra se alimentar, dores mais intensas e dificuldade para urinar.
Retornou a unidade, onde foi diagnosticado com suspeita de Dengue Hemorrágica.
Em nota a Secretaria de Saúde, através da Assessoria de Comunicação, informou que está sendo investigando a causa da morte afirmando que não existe resultados laboratoriais que confirmem o quadro de Dengue.
“No último dia 29, a Secretaria de Saúde foi notificada a respeito de adolescente de 14 anos, que deu entrada na rede de urgência apresentando febre, dor no corpo e manchas vermelhas, sintomas compatíveis com o quadro de dengue”.
A Vigilância em Saúde está realizando a investigação do caso e a causa da morte ainda não foi definida.