A Ronda Maria da Penha, da Guarda Municipal de Mangaratiba, prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (9), um homem por descumprimento de medida protetiva, na Serra do Piloto.
O acionamento aos agentes aconteceu quando a vítima acionou o Botão de Pânico, sendo atendida em menos de 20 minutos.
Segundo a Guarda Municipal, o acionamento do Botão do Pânico foi determinante para que os agentes pudessem chegar rapidamente ao endereço da mulher, impedindo que o homem cometesse um ato criminoso.
Segundo os agentes que participaram da ação, o homem havia invadido a casa da vítima pela janela e foi surpreendido com a rápida chegada da Ronda Maria da Penha. O autor foi imobilizado pelos agentes e preso em flagrante, encaminhado a 165ª DP, onde segue sob custódia da Polícia Civil.
O Botão do Pânico é um serviço fornecido pela Guarda Municipal de Mangaratiba às vítimas de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas em vigor.
Ele funciona através de aplicativo, e quando acionado, a equipe da Ronda Maria da Penha recebe dados sobre a vítima e agressor, bem como, fotos e localização via GPS, possibilitando agir com extrema rapidez.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes