spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Partiu carnaval? Saiba o que comer antes de cair na folia

spot_imgspot_img

Mais lidas

Após dois anos sem a folia nas ruas, em 2023 tem muito folião com energia para gastar nos próximos dias. Mas essa animação toda não é motivo para nos esquecermos da saúde, principalmente a alimentar.

E nessa agitação – em que as pessoas mudam sua rotina e passam muito tempo na rua, pulando e dançando debaixo de sol e chuva -, o grande desafio é se manter saudável e nutrido para cair na folia. “Devemos pensar de forma simples e consciente evitando os excessos e tudo aquilo que pode causar prejuízo a nossa saúde”, diz a nutricionista clínica Ieda Fazani, da Órion Complex.

A desidratação, a intoxicação alimentar e o coma alcoólico são as ocorrências mais frequentes nos serviços de atendimento de urgência à saúde. Todos são ocasionados por escolhas erradas na hora de aliar alimentação e bebidas no período da folia. Nestes dias de folia, o ideal é que as pessoas comam alimentos ricos em fibras como pães e biscoitos integrais e carboidratos como verduras e legumes. “Outra dica é comer frutas com casca, que são ricas em vitaminas e minerais e, ao mesmo tempo, são fonte de energia de rápida absorção pelo organismo”, diz Ieda Fazani.

FRUTAS:

A nutricionista Juliana Vieira diz que alimentos de fácil digestão são os mais indicados para o pré-folia. “Prefira os cereais integrais. Ao escolher as gorduras, opte por aqueles que têm origem vegetal, como os óleos de abacate , soja e coco, que são mais saudáveis e ajudam a reduzir o ‘colesterol ruim’. Frutas com alto teor de água, como melancia, melão, abacaxi e laranja, por exemplo, são ótimas opções, podendo ser consumidas in natura ou como sucos”, destaca.

E o que comer entre um bloco e outro? “Alimentos mais leves, que tenham fácil digestão e que ajudem na reposição de água e de sais minerais perdidos pelo aumento natural da transpiração, como água de coco, barra de proteína, chips in natura”, diz Juliana Vieira.

*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias