spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

Programa Saúde no Olhar atende 80 crianças em Angra dos Reis

Mais lidas

Na última segunda-feira (13/02), começou o programa Saúde no Olhar em Angra dos Reis. No primeiro dia, já foram atendidas 80 crianças e a ação possui um cronograma de atendimento em todas as escolas do município, incluindo unidades da Ilha Grande, até o fim do ano.

O Saúde no Olhar oferece gratuitamente óculos para estudantes do 1º ao 9º ano das escolas municipais. Depois de passar por uma consulta oftalmológica com um médico do programa, o aluno recebe seu diagnóstico e escolhe a armação de sua preferência, caso realmente precise usar óculos. A expectativa é que os óculos fiquem prontos de 15 a 20 dias após a realização do exame.

De acordo com a oftalmologista do programa Marisa Catâneo, “todas as crianças das escolas serão examinadas por um aparelho computadorizado e depois por um profissional, para ter seu grau aferido. Depois, caso precisem, escolhem sua armação de preferência e recebem os óculos após alguns dias”.

Desde o início das aulas, na semana passada, os pais dos alunos da rede pública municipal estão recebendo um documento de autorização do exame para ser assinado e entregue aos professores. Além deste documento, o aluno precisa levar seu número de cartão do SUS.

A oftalmologista Marisa complementa que “esse exame é muito importante, pois as crianças não sabem se queixar de problema na visão. Muitas nunca enxergaram direito, então elas não sabem o que é ter uma boa visão. Para elas, um embaçado pode ser algo normal. Esse diagnóstico feito na primeira infância as ajuda muito em um melhor acompanhamento das aulas”.

O programa vai estar presente na Escola Municipal Santos Dumont até o dia 3 de março, e na Escola Municipal Teresa Pinheiro até 6 de março.

*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias