spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Mangaratiba assume coordenação de Plano de Auxílio Mútuo da Costa Verde

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Defesa de Civil de Mangaratiba acaba de assumir a coordenação do núcleo regional do Plano de Auxílio Mútuo (PAM). O projeto, de abrangência nacional, reúne empresas de diversos segmentos, órgãos públicos e entidades, que se mobilizam de forma conjunta em situações de emergência para minimizar impactos e prover acolhimento para a população.

A eleição do PAM aconteceu nesta terça-feira (14/03) na sede da empresa ICN (Itaguaí Construções Navais), em Itaguaí. Participaram da votação representantes do Corpo de Bombeiros, 33° BPM, Eletronuclear, TEBIG/Petrobrás, Brasfels, GRAM – Rádio Amadores, ICN, Porto de Itaguaí, Marina Costa Bella, Defesa Civil Estadual e Defesas Civis de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Mangaratiba

O Secretário de Defesa Civil de Mangaratiba, Cel. Rogério Escarani, explicou a importância da Coordenação do PAM estar sediada em Mangaratiba. “Além de dar protagonismo para nossa região, coordenar o PAM vai agilizar a reposta dos órgãos envolvidos em situações adversas e de emergência. Vamos poder prover uma rede de apoio muito maior para a população, em caso de fortes chuvas por exemplo, e ainda agilizar a chegada dessa ajuda para toda a região. Essa iniciativa também colabora com aprimoramento técnico das equipes e otimiza tempo”, afirmou o Secretário.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Mangaratiba

Além disso, o evento ainda contou com a palestra de técnicos do Departamento Estadual de Recursos Minerais (DRM), órgão que recentemente instalou em Mangaratiba um gabinete de crise. O trabalho do DRM, que é realizado em parceria com a Defesa Civil Municipal, visa fazer o mapeamento de áreas da Costa Verde com maior potencial de risco em caso de chuvas e reforçar as ações de prevenção já praticadas em cada cidade.

“É uma honra para Mangaratiba coordenar o PAM, essa instituição de cooperação tão importante. Como Bombeiro, sei da importância do trabalho de prevenção, assim como, a necessidade de uma força-tarefa atuar prontamente em situações de emergência. O Plano de Auxílio Mútuo vai nos permitir unir essas duas situações e ainda colaborar com as cidades ao redor”, pontuou o Prefeito Alan Bombeiro.

Por meio do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), empresas, órgãos públicos e instituições civis e militares se unem para compor uma força tarefa capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormal, que venha acontecer. Seu foco é de viabilizar providências conjuntas para ajuda, socorro ou assistência de forma ágil e que garanta a diminuição de riscos e danos.

*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias