spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Selecionados na mostra “Cine+ de Curtas” exibem suas obras em Paraty

spot_imgspot_img

Mais lidas

O projeto Cine+ está democratizando a sétima arte no interior fluminense por meio da construção de novas salas de exibição em cinco municípios do Rio de Janeiro. As inscrições ficam abertas até o dia 24/03 e devem ser feitas por meio de formulário on-line disponibilizado pela Superintendência de Audiovisual. Os selecionados vão ter o seu filme exibido em duas sessões de cada cinema da rede, entre os dias 11 de abril e 17 de maio, nas cidades de Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty.

Para inaugurar os espaços em grande estilo, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) abre, nesta terça-feira (14/03), a chamada pública “Mostra Cine+ de Curtas”. A convocatória é voltada para produtores de obras audiovisuais contempladas nos editais da Sececrj e vai selecionar 50 filmes a serem exibidos nos novos complexos.

O programa consiste em democratizar a arte a partir da implantação de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes. Além da exibição de filmes, vão funcionar como espaços multiusos, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações culturais das mais diversas linguagens artísticas.

“O Cine+ reflete o propósito de ampliar o acesso à cultura que buscamos promover nos últimos anos. E a convocatória, ligando os produtores culturais contemplados em nossos editais ao projeto, reforça ainda mais a vocação da gestão em democratizar todo o processo e estreitar a relação entre a arte e a população fluminense”, ressaltou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

De acordo com o superintendente de Audiovisual, Raphael Moreira, “desde 2021, quando a Lei Aldir Blanc foi executada, tivemos um volume expressivo de obras audiovisuais produzidas por todo o estado. Viabilizar a exibição dessas mais de mil obras, pelo interior do estado, é um ato de democratização do acesso à cultura, que pode inclusive ser considerada uma forma de prestação de contas à sociedade sobre o investimento na cultura criativa do nosso estado”.

O projeto Cine+ é realizado pela Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR (com patrocínio da Enel Distribuição Rio e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura) e tem a consultoria executiva da Marco Zero, produção executiva da Cinco Elementos Produções e apoio institucional das respectivas prefeituras onde serão feitas as ações.

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyMntYG-cj0eiJcG3cvfTQL3RY5bTOEjMJ7QrufZRiRPZS2Q/viewform

E-mail para dúvidas: sup.audiovisual@cultura.rj.gov.br

Instagram do projeto: @redecinemais.

*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias