spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

Lugares históricos: Paraty é o principal destino de viagens

Mais lidas

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, usou as redes sociais para comemorar que Paraty lidera o ranking de uma pesquisa da Booking.com sobre viagens. O levantamento pontuou que 77% dos brasileiros se motivam para viajar e conhecer lugares históricos. Em segundo lugar ficou Salvador, na Bahia, e Petrópolis em terceiro lugar.

“Nossa linda Paraty lidera a lista, e é considerada uma cidade portuária muito importante”, diz parte da postagem de Vidal. Ele ainda frisou que o município fazia parte do Caminho do Ouro, uma estrada construída entre Minas Gerais e Rio de Janeiro para o transporte de ouro e outras mercadorias.

Foto de Mauro Munhoz

De acordo com a Prefeitura de Paraty, são diferentes tombamentos que abrangem a cidade e o município: o conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade foi tombado pelo Iphan, em 1958; o município de Paraty recebeu o título de Monumento Nacional, em 1966; e um novo tombamento incluiu o entorno do conjunto arquitetônico e paisagístico do município, em 1974. Neste conjunto, destacam-se seu valor excepcional, a extraordinária beleza natural, a originalidade da área do município, além da importância do papel histórico que Paraty representou como elemento de ligação entre as capitanias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

PARATY REPRODUÇÃO: REDES SOCIAIS

O município localiza-se no extremo oeste do litoral do Estado do Rio de Janeiro, junto à divisa com o Estado de São Paulo e é constituído pelas áreas íngremes da Serra da Bocaina (trecho da Serra do Mar), pelos vales de inúmeros rios que dela descem, e por uma estreita borda litorânea. O trecho do litoral é caprichosamente recortado, com pontas, baías, promontórios, angras, estuários de rios, onde se sucedem graníticos por vezes cobertos por vegetação, praias de areia branca e planícies sedimentares. Em uma dessas planícies sedimentares está Paraty.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias