spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Angra dos Reis reabre a primeira casa de cultura do Estado

spot_imgspot_img

Mais lidas

A primeira Casa de Cultura do estado do Rio de Janeiro reabriu suas portas à população de Angra nesta sexta-feira (17). Prestes a completar 38 anos de vida, a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis voltou à ativa de forma repaginada, mas sem desviar da missão original, proposta em 1985, quando o espaço foi fundado: oferecer cultura a angrenses e turistas gratuitamente.

Cerca de 40 obras de artes visuais e artesanato, de variados artistas da cidade, estão sendo expostas na mostra inicial do espaço. A escolha dos artistas foi efetuada por meio de uma chamada pública, na intenção de democratizar não apenas o consumo cultural, mas também a produção artística angrense.

“Cuidamos de cada detalhe da casa, das paredes ao teto, por meio de uma curadoria. Tudo foi pensado junto ao governo do estado e ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Hoje, entregamos a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis à população de Angra com muita alegria e com uma exposição de 40 artistas do município, escolhidos via edital, método que seguirá sendo utilizado para ocupar o espaço”, explica o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.

As obras foram expostas majoritariamente no primeiro andar, de forma organizada e de fácil entendimento; no segundo, informativos visuais e de áudio forneciam dados históricos sobre a Casa de Cultura e sobre o Poeta Brasil dos Reis, importante artista da cidade cujo nome batiza o espaço.

“O movimento cultural e artístico brigou muito por esse local, na intenção de que a Casa de Cultura de Angra funcionasse nele. Estamos felizes pelo trabalho desenvolvido aqui, que vai dar oportunidade a todos, independente de ideologia e da forma de pensar. Vamos avançar cada vez mais na cultura”, declara o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, que representou o prefeito Fernando Jordão na reabertura do espaço.

Inaugurada no dia 25 de agosto de 1985, num sobrado histórico de 1824, localizado na Rua do Comércio n° 172, no Centro, a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis foi totalmente reformada. O trabalho contou com a retirada de todos os pontos de infiltrações, reparo no reboco com material especial, pintura interna e externa, troca da parte elétrica, reparos hidráulicos e ampliação da sala Poeta Brasil dos Reis.

A visitação ao espaço pode ser feita diariamente, de forma gratuita, das 10h às 19h – sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h.

“É gratificante vivenciar esse momento único na história cultural de Angra. Como artista da cidade, fico muito lisonjeado de poder participar dessa primeira exposição”, resume o fotógrafo Richard Carneiro, de 29 anos, morador do bairro Monsuaba e um dos selecionados a expor na primeira mostra de reabertura do espaço.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias