spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Cidades da Costa Verde comemoram o dia Nacional do Choro

spot_imgspot_img

Mais lidas

O dia 23 de abril é o Dia Nacional do Choro por causa do nascimento do mais popular expoente do gênero musical: o compositor, maestro, flautista, saxofonista e arranjador Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha. Para celebrar a data o grupo Choro na Praça vai se apresentar em Itaguaí, no dia 21/04, e em Mangaratiba, no dia 22/04.

No dia 21 a apresentação será às 18h na Praça Vicente Cicarino e no dia 22 na Praça Roberto Simões, no mesmo horário. Ambas as apresentações serão gratuitas.

O grupo vai contar a história do choro, que nasceu da mistura dos ritmos europeus com os batuques africanos e precisa ser valorizado e difundido para as novas gerações, a fim de que a trajetória do cancioneiro brasileiro seja compreendida e sua memória mantida.

O Choro na Praça vai se apresentar com a seguinte formação: Edgard Gordilho (flauta e arranjos), Levi Chaves (clarinete), Toni 7 Cordas (violão 7 cordas), Luiz “Mequinho” Américo (violão 6 cordas), Felipe Pedro (cavaquinho), João Rafael (pandeiro) e Mila Schiavo (percuteria). Eles vão executar clássicos do choro, como “Carinhoso” (Pixinguinha), “Noites cariocas” (Jacob do Bandolim), “Brasileirinho” (Waldir Azevedo), “Odeon” (Ernesto Nazareth), “Tico-tico no fubá” (Zequinha de Abreu) e “Flor amorosa” (Joaquim Calado), cuja partitura foi a primeira a ser editada com a palavra “choro” grafada no espaço para o gênero musical, em 1880.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias