LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

CEOs e empresários indicam livros para inspirar lideranças de sucesso

spot_imgspot_img

Mais lidas

Neste domingo, 23, é o Dia Mundial do Livro e segundo líderes empresariais, o hábito da leitura (tão pouco entre os brasileiros), é uma das características principais em comum de bons administradores e empreendedores. Através de várias obras é possível conhecer a experiência de executivos renomados, descobrir estratégias, se preparar para as dificuldades e desenvolver um pensamento mais assertivo para o mercado. Em celebração ao Dia Mundial do Livro, líderes de empresas brasileiras recomendam leituras que podem ajudar a fortalecer a carreira de quem está começando. 

Fritz Paixão, CEO da CleanNew, franquia especializada em blindagem e higienização de estofados, recomenda a obra ‘O monge que vendeu sua Ferrari’, de Robin Sharma. “O livro retrata a história de um advogado poderoso que vendeu uma um exemplar do carro e foi conhecer os monges do Tibete. Por meio de metáforas, o escritor conduz a uma reconstrução interior para que possa despertar a verdadeira força motivadora dos grandes empreendedores”, explica. 

Ellen Fernandes, fundadora e CFO da Red Fitness, rede de academias, indica a obra de Geraldo Rufino, ‘O Catador de Sonhos’. “O livro conta a história de um empresário visionário que começou como catador de latinhas, ensinando tudo o que precisamos saber sobre otimismo, superação e determinação. Indicação ótima para novos empreendedores”, conta a executiva.

Para João Paulo Albuquerque, sócio-fundador e diretor de expansão do Buteco Folks, rede de botecos que proporciona entretenimento e boas experiências em cidades interioranas, o livro “Alchemy. The Dark Art and Curious Science of Creating Magic in Brands, Business, and Life”, do autor Rory Sutherland, é a indicação perfeita. “Este livro me marcou muito. O autor traz uma perspectiva bem interessante sobre a correlação que existe entre percepção e a realidade e, por meio de diferentes histórias dentro do mundo dos negócios que exploram o comportamento humano e suas decisões, ele mostra o poder do apelo ao subconsciente”, explica. 

Já o Dr. Edson Ramuth, CEO do Emagrecentro, franquia de emagrecimento saudável e estética corporal com metodologia comprovada e certificada internacionalmente, recomenda o livro ‘A Startup Enxuta’ de Eric Ries. “Este livro é um guia prático para empreendedores que desejam criar produtos e empresas bem-sucedidos de forma rápida e eficiente. Eric Ries apresenta uma metodologia para desenvolvimento de produtos, chamada “Lean Startup”, que se baseia em testes e experimentações constantes para descobrir o que funciona e o que não funciona no mercado. O livro é uma leitura essencial para quem deseja empreender de forma inteligente e estratégica”, comenta Ramuth.

A microfranquia home-based de saúde, beleza e bem-estar em domicílio, SPA Express, tornou-se uma das maiores do país com mais de 50 operações. A CEO, Luciana Piquet, recomenda a leitura do livro ‘O Jeito Harvard De Ser Feliz’, do autor Shawn Achor. “O livro me inspira a ser melhor como ser humano e como líder, dando ferramentas práticas para serem aplicadas no dia a dia dos negócios”.

Já o CEO da Lavô, Angelo Max Donaton, recomenda a leitura do livro “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o Caos”, do escritor libanês Nassim Nicholas Taleb. “O livro se desenvolve mostrando como erros e fatores de estresse são oportunidades de melhorar a vida e o negócio, provocando reflexões acerca do mundo contemporâneo e das razões pelas quais a humanidade precisa de pessoas que assumam riscos. A ideia central é que possamos lidar com situações difíceis sob uma outra perspectiva e que, ao invés de se desesperar diante delas, possamos tirar grandes proveitos e enxergar as boas oportunidade”, destaca. 

De acordo com Pedro Elero, sócio-fundador e CEO da Folks Pub, maior rede de pub sertanejo do país, o livro “O Jeito Disney de Encantar os Clientes”, escrito por Michael D. Eisner, é a base da cultura organizacional da franquia e, por isso, não poderia ficar de fora de uma lista de indicações. “A obra revela como a Disney foca em seus clientes, os quais são chamados de convidados, norteando assim todos os processos, pessoas e estratégias para a satisfação e o encantamento. Essa forte cultura gera muito valor e diferencial competitivo para as empresas”, comenta. 

Amauri Sales de Melo, sócio-fundador e diretor executivo da Home Sushi Home, rede de delivery de comidas orientais e havaianas, indica a leitura do livro “As cartas de Bezos: 14 princípios para crescer como a Amazon”, escrito por Steve Anderson. “Pelo livro é possível extrair os diversos insights de como pensa um grande empreendedor e tirar lições importantes para o mundo dos negócios”, explica. 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias