spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Usina nuclear de Angra faz água de praias ficarem quentes

spot_imgspot_img

Mais lidas

Embora não seja uma estação de águas termais, Angra dos Reis têm praias de águas quentes, o que é bem incomum no litoral da Costa Verde fluminense. Isso se deve à proximidade com as usinas nucleares Angra 1 e 2, segundo a empresa Eletronuclear, responsável pelas unidades. Segundo especialistas, não há riscos de radiação para os banhistas.

A Praia do Laboratório, perto das duas usinas, tem água quente o ano inteiro. Suas ondas calmas e paisagem caribenha atraem muitos banhistas para um mergulho e a sensação é de que estão em fontes termais. O perfil @queriaviajarque, no Twitter, divulgou o fato com um vídeo que atingiu mais de dez milhões de visualizações até a tarde da última sexta-feira, 21. Segundo a postagem, não há perigo para o banhista.

De acordo com a Eletronuclear, o aquecimento se deve a um processo da central nuclear que capta uma grande quantidade de água do mar para resfriar o vapor utilizado para movimentar um gerador de eletricidade. O vapor é consequência do aquecimento do reator nuclear, mas o resfriamento acontece em um circuito separado do sistema primário e, por isso, a água não tem nenhum contato com radioatividade. Ou seja, o processo não contamina a água que é devolvida ao mar. Ela só entra e sai com uma temperatura de três a 5º C mais quente 

A Praia do Laboratório fica a 43 km do Centro de Angra dos Reis. Para chegar até ela, é preciso pegar a Rodovia Rio-Santos e encontrar uma estrada asfaltada perto das usinas. Há um estacionamento bem perto da praia. Embora não haja bares, vendedores ambulantes ficam andando pela praia na alta temporada. O nome deve-se a um antigo laboratório que existia dentro do complexo nuclear. Ao lado há outra praia, conhecida como Praia das Águas Quentes, também aquecida. O local é monitorado por seguranças da Eletronuclear.

Não há restrição de visitantes ás praias devido à proximidade com as usinas.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias