spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

Melhor em Casa completa 10 anos em Angra dos Reis

Mais lidas

O Programa Melhor em Casa completa, neste ano, 10 anos de funcionamento em Angra dos Reis. Neste período, mais de 700 pacientes acamados ou com condições crônicas complexas foram atendidos, de Garatucaia ao Parque Mambucaba. A equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista, é recebida nas casas dos pacientes sempre com muita alegria e admiração. São eles os responsáveis por fazerem os curativos, levarem medicamentos, suplementos vitamínicos e bandagens e, acima de tudo, transmitirem uma palavra de conforto e afago aos pacientes e suas famílias.

“Minha filha Alice é acompanhada pelo Melhor em Casa desde os 3 meses. Ela tem fenda palatina e lábio leporino, e por isso necessita de curativos semanalmente. Eu recebo todo o suporte da equipe do Melhor em Casa. Eles sempre respondem às minhas mensagens e dão toda a assistência necessária. Com tudo isso, a Alice tem evoluído e está melhorando cada dia mais”, comentou Nayara Silva, mãe de Alice Silva, criança atendida pelo Melhor em Casa.

Além de conforto aos pacientes e seus familiares, o programa possibilita a redução do tempo de internação em alguns casos e, consequentemente, a diminuição dos custos hospitalares e dos riscos de infecções. Entre os beneficiados pelo Melhor em Casa estão pessoas com necessidades de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica.

“Eu me sinto muito grato pelo serviço do Melhor em Casa. Eles realizam o tratamento da minha irmã da melhor maneira possível. Ninguém poderia cuidar dela em lugar nenhum dessa forma que eles fazem. Nós recebemos aqui uma equipe completa que vem várias vezes por semana, se eles não me ajudassem, eu não teria condições de estar com a minha irmã viva. Eles possuem uma dedicação imensa no que fazem. Meu coração está muito grato por todo esse cuidado”, relatou Severino Silva, irmão de Joselita Silva, também atendida pela equipe.

A atenção domiciliar oferecida pelo programa idealizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e realizado pela Prefeitura de Angra, via Secretaria de Saúde, é caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado.

“Vocês não imaginam como eu fico transbordando de alegria toda vez que eles chegam aqui em casa. É uma equipe nota mil. Eles estão salvando a vida da minha mãe, que é acamada, pois perdeu as duas pernas para a diabetes. Eles vêm toda semana aqui em casa para tratar dela com todo o amor possível. Eu não tenho como retribuir tanta dedicação. Sou muito grata mesmo, do fundo do coração”, agradeceu Dona Lia, filha de Dona Maria Irinéia, paciente atendida pelo programa.

Para acessar o serviço, os familiares do paciente devem procurar as equipes das estratégias da saúde munidos de toda a documentação do histórico de saúde do paciente e solicitar o atendimento. Após a efetivação do pedido, a equipe do Melhor em Casa avalia a necessidade da realização do atendimento domiciliar semanal, verificando se o nível de complexidade do caso corresponde aos critérios de classificação do programa determinados pelo Ministério da Saúde.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias