spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

Prefeitura de Itaguaí passa a oferecer exame de Mapa e Holter

Mais lidas

A Prefeitura de Itaguaí passou a oferecer aos moradores um pioneiro serviço de saúde pública: o de Mapa (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) e Holter (usado para a monitorização da atividade elétrica do coração).

Os equipamentos já estão à disposição da população para a realização de dois dos mais indicados exames para o diagnóstico de diversas doenças cardíacas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os aparelhos são disponibilizados de segunda a quinta-feira. Os pacientes são atendidos com agendamento.

“Essa é mais uma importante conquista para os moradores de Itaguaí. Não haverá mais necessidade de nossos pacientes irem a outros centros especializados para a instalação dos aparelhos”, comemora o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Zóia.

A cardiologista responsável pelo serviço, Daniele Gonzalez, explica a importância do serviço:

“É um exame indolor, específico e preciso. Após 24 horas, o paciente deve retornar à unidade para retirada do aparelho”.

Ela lembra que essa avaliação é de extrema importância: “Algumas condições cardiovasculares podem só se manifestar em outros momentos e situações, que uma simples avaliação da pressão no ambulatório pode não revelar’, revela.

Como é feito o exame?

Para a realização do Mapa de pressão arterial não há uma preparação prévia do paciente, sendo necessário que tome banho antes. Nele, é colocado um aparelho composto por um pequeno monitor que está conectado a uma braçadeira por meio de um manguito, sendo acoplado à cintura e ao braço do paciente para medir a pressão arterial dentro do período de 24 horas.

Já o Holter consiste, por sua vez, em um eletrocardiograma contínuo e portátil. A finalidade desse exame é identificar distúrbios do ritmo cardíaco nas atividades diárias do paciente.

Onde é feito
O exame acontece no anexo do Centro Municipal de Especialidades (Cemes), que fica no prédio onde funciona o Carp. Os pacientes, no entanto, precisam passar primeiro pelo cardiologista do Cemes. Após o procedimento, a unidade se encarrega de efetuar o agendamento.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias