No Dia Nacional do Teste do Pezinho, lembrado nesta terça-feira (06/06), a Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo avalia que o exame está em expansão no Brasil. Em Angra dos Reis a coleta pode ser feita nos CEMs Centro, Jacuecanga e Parque Mambucaba, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
O teste do pezinho é considerado a forma mais eficaz de diagnosticar precocemente doenças genéticas, metabólicas e infecciosas que podem afetar o desenvolvimento de crianças. Em maio de 2021, a Lei nº 14.154 ampliou para mais de 50 o número de doenças raras detectadas pelo exame via Sistema Único de Saúde (SUS).
A fase classificada como ideal para a realização do teste é entre o terceiro e o quinto dia de vida. A Prefeitura de Angra dos Reis reforça a importância de realizar esse exame nos bebês recém-nascidos. Uma simples picadinha que pode fazer toda a diferença na saúde e no futuro dos pequenos.
Como funciona o teste?
A obstetra Dra. Claudia Cristina Goulart Ribeiro explica que o exame é feito com a retirada de gotas de sangue do calcanhar do bebê, um procedimento rápido e quase indolor. Com diagnóstico positivo para alguma dessas enfermidades, a criança é encaminhada para a realização de outros exames e início do tratamento adequado. “Caso não seja realizado nos primeiros dias de vida, é importante que o teste seja feito em até 30 dias após o nascimento”, alertou.