LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Angra celebra Semana do Meio Ambiente

spot_imgspot_img

Mais lidas

Chegou ao fim, nessa terça-feira, 6 de junho, a comemoração da Semana do Meio Ambiente de Angra dos Reis. Em 2023, o evento teve como tema “Soluções para a poluição plástica” e contou com ações para todos os públicos, com o objetivo principal de despertar a conscientização ambiental nos cidadãos.

Nessa terça-feira, alunos da rede pública municipal de ensino, incluindo os da Escola Municipal Frei João Moreira, da Enseada, participaram de uma caminhada pelas ruas do bairro, que terminou no Monte de Oração do Parque da Cidade.

“A ideia da caminhada foi oferecer essa visita de campo para os alunos das escolas. Com o encontro, mostramos para eles a importância de preservar o meio ambiente e o Parque da Cidade, apontando os cuidados que devem ser tomados com a área verde do nosso município”, comentou Alba Valéria, superintendente do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Após a chegada no topo do Parque da Cidade, além da bela vista de Angra, os alunos tiveram a chance de conhecer um pouco mais sobre a história do local e de sua fauna e flora. No local ocorreu uma roda de conversa com Marilda de Souza, representante do Quilombo Santa Rita do Bracuí. A comunidade indígena da Aldeia Sapukai, a maior do Estado do Rio de Janeiro, também marcou presença, demonstrando o seu amor pela natureza e seres da mata. Com música em guarani, o coral Nhamandu contou a história do seu povo e saudou o meio ambiente.

“A parte mais legal foi durante a caminhada para o parque. Tive a oportunidade de ver diferentes tipos de plantas e animais. A paisagem também é muito bonita”, destacou Ryan Pinto Reis dos Santos, de 9 anos.

Na segunda-feira, 5 de junho, data em que foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (IMAAR), com o apoio de várias secretarias da Prefeitura, preparou uma grande programação na Praça General Osório, no Centro.

O evento começou com uma caminhada da Praça Codrato de Vilhena até a Praça General Osório. A ação chamou a atenção dos moradores, que lotaram a praça para a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

“A Semana do Meio Ambiente deve ser uma data de muita reflexão, pois cuidar do meio ambiente é um dever de todos nós. Desta forma, podemos deixar uma área verde preservada e de qualidade em Angra dos Reis para as futuras gerações”, comentou o presidente do IMAAR, Mário Reis.

Além da caminhada, a Praça General Osório recebeu diversas atrações, como distribuição de mudas, jardim sensorial, adoção de animais, projeto Brincando na Praça e uma apresentação musical da banda do Colégio Naval. Entretanto, o que mais chamou a atenção do público, principalmente das crianças, foi a apresentação de dança do “Robozão”, que veio da Bahia para prestigiar nosso evento. Com muitas músicas, danças e conscientização, o evento foi uma ótima oportunidade para despertar o interesse sobre o assunto nas crianças e jovens.

“Essa semana é muito boa para conscientizar os alunos e mostrar a importância do meio ambiente para eles. O evento está sendo bem animador, e as crianças estão gostando muito de participar”, destacou Luíza Eduarda da Silva, professora do Colégio Laranjinha.

A Semana do Ambiente de Angra dos Reis foi realizada pelo IMAAR, com o apoio da Secretaria de Urbanização Parques e Jardins, Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Saúde, Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca e da Superintendência do Bem-Estar Animal.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias