A Prefeitura de Mangaratiba embargou, na segunda-feira (12/06), um depósito de materiais asfálticos da CCR RioSP, nas margens da Rodovia Rio Santos, em Mangaratiba. A administração municipal informou que a ação foi realizada após a constatação de irregularidade ambiental em área de proteção permanente, com risco iminente de poluição em recursos hídricos e áreas de mangue.
O embargo foi praticado após uma vistoria técnica das equipes de fiscalização ambiental da SMMA e do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal constatarem que os resíduos armazenados no depósito da CCR continham características asfálticas de natureza poluente, além de estarem alocados a apenas 7 metros de rios e de áreas de mangue, enquanto deveria estar a 50 metros.
Todos os procedimentos adotados pela SMMA serão informados ao IBAMA e demais órgãos de controle ambiental.
Em nota, a CCR RioSP informou que “foi notificada pela prefeitura e que adotará rapidamente todas as medidas necessárias de acordo com as normas ambientais vigentes”.
“A concessionária ressalta que mantém um compromisso permanente com a responsabilidade ambiental em todas as nossas operações”, concluiu a nota.