spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Paraty inicia a 5ª Conferência Municipal de Cultura

spot_imgspot_img

Mais lidas

Sob o título ‘Democracia e Direito à Cultura’, o primeiro dia da 5ª Conferência Municipal de Cultura de Paraty aconteceu na última terça-feira, 20, na Casa da Cultura e no Cinema da Praça. Durante a manhã, além do cerimonial de abertura com a Orquestra Sinfônica, o vice-prefeito Izaques Marendaz entregou os certificados aos conselheiros eleitos na eleição suplementar do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) com atuação entre 2022 a 2024. O evento se encerra nesta quarta-feira, 21.

No Cinema da Praça, a programação seguiu com a leitura do regimento elaborado por um grupo de trabalho composto por participantes da sociedade civil e Poder Público, levando em conta discussões e recentes conferências culturais. Na sequência, representantes do coletivo autointitulado Fórum de Cultura (que tem 70 integrantes e foi estruturado a partir de reuniões em março deste ano) leu carta com reivindicações à Secretaria de Cultura e à conferência. O documento será anexado ao relatório final.

À tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalhos (GTs) para discussão nos setoriais. Cada GT conversou a respeito das contribuições resultantes das Pré-Conferências de Cultura e apresentou considerações para atualização do Plano Municipal de Cultura. A deliberação e votação foram concluídas para o Setorial Povos e Comunidades Tradicionais, o Setorial de Audiovisual, o Setorial de Artes Visuais e Artesanato e o Setorial de Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial. Os demais setoriais terão o debate amanhã pela manhã.

A tarde teve ainda o concerto da Orquestra de Violões da Casa da Música. O grupo é formado por jovens que estudam obras clássicas e contemporâneas. O público também teve a oportunidade de degustar as receitas do Café Caiçara, que traz a gastronomia paratiense como destaque.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias