spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

Dia do Amigo: filmes que inspiram lindas e inesquecíveis amizades

Mais lidas

O ‘Dia do Amigo’ é comemorado nesta quinta-feira (20/07). O argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008) é o responsável pela criação da data. A ideia surgiu com a chegada do homem à Lua, considerando a conquista uma oportunidade de se fazer amigos em outra parte do universo.

Não é preciso tão ir longe para celebrar essa data especial. Você pode preparar pipoca e chamar os amigos para assistirem filmes que inspiram lindas e inesquecíveis amizades, como sugere o coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual da FACHA e cineasta, Guto Neto.

1 – ‘Green Book’

A primeira sugestão é ´Green Book que fala sobre uma linda amizade entre um pianista e seu motorista. Dois mundos diferentes, mas os personagens mostravam a todo tempo como se livraram da violência racial, com muito companheirismo, generosidade e humor. O longa foi contemplado com o Oscar em 2019.

2 – ‘Sociedade dos Poetas Mortos’

É uma lição de vida e inspira amizade verdadeira. “É mais um filme sobre uma amizade inusitada de um professor com o estudante, na tradicional Academia Welton, de ensino rígido e autoritário. Um elo quase proibido pela sociedade da época. Neil Perry (Robert Sean), fica fascinado com o trabalho do professor Keating (Robin Williams) e ali se unem para descobertas e novos mundos”.

3 – ‘Central do Brasil’

É uma outra inspiração para o coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual da FACHA. “Fernanda Montenegro dá um show de interpretação. Sua personagem refuta a ideia de ajudar um menino pobre e principalmente, carente de amor, mas ele a conquista. Vai muito além de um olhar maternal. É algo fraternal, mostrando que a amizade não tem idade. É emocionante, um choque grande de realidade, mas com uma amizade linda, conflitante, mas com muito amor”, afirma Guto.

4 – ‘Em Nome do Pai’ (1993)

É um filme inspirador e muito emocionante, pois traz uma amizade entre pai e filho que são presos e na cadeia recuperam essa relação afetiva. Segundo o especialista, o filme conta a história de um jovem rebelde irlandês que acaba sendo injustamente acusado por matar cinco pessoas, e pega prisão perpétua seu pai, tenta ajudá-lo, mas é condenado também. Os dois passam a se olhar de forma diferente e amorosa. Um filme que traz uma relação conturbada, mas emociona por seu desfecho.

5 – ‘Procurando Nemo’

A amizade não tem idade. Por isso, o especialista da FACHA também sugere dois filmes para a garotada: “Procurando o Nemo” pela relação linda e de muito zelo do pai com o filho. A proteção exagerada o fez querer conhecer um ‘novo mundo’, mas a lição que fica é: o amor, amizades verdadeiras e inesperadas, que te impulsionam ao sonho e o respeito são fundamentais em uma relação.

6 – ‘Turma da Mônica Laços’

Fechando a lista de dicas de filmes para o Dia do Amigo, ‘Turma da Mônica Laços’ é um longa-metragem que sai dos gibis para as telonas, com os personagens reais, aventuras e até confusão, mas mostrando que os amigos são diferentes, seja na aparência, no estilo, na personalidade ou até mesmo no temperamento, mas com respeito e muito amor, a amizade prevalece, sendo maior que qualquer obstáculo.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias