A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou que a produção de bovinos teve alta de 4,5% nesse ano, de suínos aumentou 2,7% e a de aves teve alta de 2,9% . A expectativa é que o aumento na produção de carnes reflita na queda dos preços na mesa dos brasileiros para esse ano.
“Mais produto no mercado significa menor preço para os consumidores. Temos expectativa de que, para aqueles que gostam de consumir carne, possivelmente vai ter um aumento da proteína animal na mesa do povo brasileiro, especialmente o churrasco, que não é só uma comida para o nosso povo, faz parte da nossa cultura”, disse o presidente da Conab, Edegar Pretto, na sexta-feira (28).
A Conab também prevê recorde para as exportações de carnes, ultrapassando os 9 milhões de toneladas. Para os suínos, as exportações deverão ter alta de 10,1%, estimada em 1,22 milhões de toneladas. No caso dos bovinos, as exportações estão projetadas em 2,91 milhões de toneladas, uma redução de 3,3% se comparado com o registrado no ano passado, impactado pelos embarques mais lentos no início de 2023. Já no caso das carnes de aves, as exportações devem crescer em torno de 10,2%, atingindo um volume de 5,12 milhões de toneladas, um novo recorde.