A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) inaugurou, nesta quarta-feira (16/08), mais um espaço para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. O novo Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) fica no município de Vassouras, e conta com profissionais especializados para receber este público.
O objetivo do NIAM é garantir atendimento especializado para pessoas que estão em um momento de fragilidade e vulnerabilidade. Os profissionais do núcleo foram capacitados pelo DGPAM, que também ficou responsável pelo treinamento da rede de apoio.
Justamente por lidar com um momento tão delicado para as vítimas, o espaço possui uma brinquedoteca, pois muitas mulheres procuram as NIAMs acompanhadas por seus filhos.
Localizado na sede da 95ª DP (Vassouras), o NIAM é resultado de um convênio firmado entre a Polícia Civil, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Vassouras. O serviço conta ainda com o apoio de órgãos municipais, da Polícia Militar, do Ministério Público e da Justiça.