spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Barra do Piraí promove evento dos 17 anos da Lei Maria da Penha

spot_imgspot_img

Mais lidas

No mês que traz à tona a conscientização pelo fim da violência contra mulheres e meninas, Barra do Piraí intensifica sua participação no movimento “Agosto Lilás”, em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha. A legislação completou 17 anos em 2023, e para marcar essa data significativa, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Barra do Piraí, promoveu evento especial de reflexão e mobilização, ocorrido na manhã de quinta, 17, no Centro Cultural Rosemar Pimentel, no Centro.

A campanha simboliza a luta contra a violência à mulher. Nesse cenário, o evento promovido pelo Comdim, com a presença da secretária Municipal de Assistência Social, Paloma Blunk, emerge como um espaço essencial para debater e sensibilizar a sociedade sobre a persistente questão da agressão às mulheres. Com foco na Lei Maria da Penha, a reunião busca refletir sobre os 17 anos de vigência da lei e o aumento das taxas de violência.

“Temos índices alarmantes de violência contra as mulheres e que precisam ser denunciados. E os nossos equipamentos, nossos Centros de Referência, estão aptos a acolher qualquer tipo de agressão que uma mulher sofra aqui em Barra do Piraí. A mulher pode estar onde ela quiser, e fazer o que bem entender. E ninguém deve rebaixá-la ou violenta-la por isso, em hipótese alguma. Hoje é um dia de representação de extrema importância para nós”, frisou Paloma.

Durante o evento, uma palestra proferida pela Tenente Coronel Patrulha M° Penha Claudia Moraes abordou a relevância do acontecimento e a importância de ter mulheres representando todos os âmbitos da sociedade. A palestrante ressaltou que o envolvimento de mulheres em posições de liderança e poder é essencial para uma sociedade igualitária e livre de violência.

Heloísa Aguiar, secretária do Estado da Mulher, destaca a necessidade de unir esforços na luta contra a violência. “A conscientização e mobilização são essenciais para transformar a realidade das mulheres. O evento promovido pela prefeitura e o Comdim é uma oportunidade valiosa para unirmos forças em prol de uma sociedade mais justa e segura para todas”, afirmou a secretária.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, reforça o compromisso da cidade em enfrentar essa questão. “A realização deste evento reafirma o nosso pacto em combater a violência contra as mulheres. A participação ativa da comunidade é fundamental para mudar essa realidade, e tenho certeza de que juntos podemos construir um futuro melhor e mais seguro para todas as pessoas”, salientou o chefe do Executivo, garantindo que o município vai ganhar uma Casa da Mulher, em parceria com o Governo do Estado.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias