spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

Bienal do Livro do Rio de Janeiro começa nesta sexta-feira (01/09)

Mais lidas

Começa nessa sexta-feira (01/09), às 10h, a 20ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que celebra 40 anos em 2023. Organizada pelo Sindicato Nacional de Livros (Snel) e pela GL Events Brasilienal, a bienal ficará aberta até o dia 10/09, no Riocentro, na Barra da Tijuca.

O evento irá reunir 350 autores nacionais e estrangeiros. Nesta edição, não haverá um autor específico homenageado, mas várias seções que irão celebrar as obras de diversos escritores. A expectativa é receber um público recorde, estimado em 600 mil pessoas.

Na solenidade de abertura, será entregue o Prêmio José Olympio de apoio ao livro, criado em 1983 e que recebeu o nome de José Olympio Pereira Filho em homenagem ao editor que foi um dos primeiros a prestigiar os autores nacionais.

O presidente do Snel, Dante Cid, disse que a programação do evento foi pensada para atender público de todas as idades. “É um evento cultural completíssimo. E a gente está buscando torná-lo cada vez mais confortável e atraente para todas as faixas etárias”, afirmou.

O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira, destacou que a presença da instituição na Bienal do Livro, e sinaliza que a Academia quer estar cada vez mais próxima das atividades culturais relevantes e, sobretudo, dos cidadãos e dos jovens.

A Secretaria de Educação do Estado do Rio (Seeduc-RJ) informou que 20 mil estudantes de 625 colégios da rede estadual de ensino vão receber da pasta vouchers de R$ 100 para serem utilizados na maior feira literária do país. “Fomentar a leitura é um dos princípios básicos da educação. Os livros nos ensinam, inclusive a sonhar. Que esta Bienal seja uma inspiração, para que nossos jovens, com a ajuda indispensável dos livros, façam as melhores escolhas em seus campos acadêmicos e em suas vidas profissionais”, assinala a secretária da pasta, Roberta Barreto.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias