spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

Festival da Banana começa nesta sexta-feira, 15, em Paraty

Mais lidas

“Banana menina, é vitamina, banana engorda e faz crescer”. Esses versos de uma marchinha de Carnaval têm tudo a ver com o 2º Festival da Banana, que começa nesta sexta-feira, 15, em Paraty, e vai até domingo, 17. No evento, os produtores locais vão expor e comercializar seus produtos, com o objetivo de levar ao público o conhecimento e a vivência das comunidades tradicionais da região.

O evento será multicultural, com a realização de concursos gastronômicos, peças de teatro, exposições, workshops e oficina com temática variada, além de shows com artistas regionais e cavalgada. O festival será realizado no bairro Barra Grande e a entrada é franca. A realização é da prefeitura, através das secretarias de Cultura e a de Turismo, com a parceria da Associação Pacova.

Esta sexta-feira, 15, a programação começa às 14h, com a palestra sobre o tema “Crédito Rural”, com Paulo Mundim, da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), no Espaço Cine Barra Grande, na Escola Municipal Cilencina Rubens O. de Mello. Às 15h30, a palestra será sobre “Cadeia Produtiva da Banana e novas variedades resistentes”, com Leandro Machado, da Superintendência da Defesa Agropecuária do Estado do Rio, no mesmo local.

Às 18 horas do mesmo dia, haverá abertura solene no Parque de Eventos; às 19h, aula show sobre a banana e sua versatilidade, na Cooperativa Pacova, no Espaço de Evento, em Barra Grande. Às 22h, show com Julian e os Canoeiros. No dia 16, das 8h às 13h, feira de troca de sementes e saberes no mesmo local. Às 10h, palestra sobre criação e manejo de abelhas nativas, no Espaço Cine Barra Grande. Ao meio dia, mais uma aula show sobre banana. À tarde, mais palestras sobre o plantio da fruta.

À noite, a partir das 20h, premiação dos concursos do cacho de banana, de culinária e da raiz da mandioca. Às 23h, show do grupo Chama Maré.

No dia 17, das 8h às 12h, desfile de tropas e cavalgada rústica, com concentração no Sítio Boa Vista. Às 11h, premiação do concurso de culinária. Às 12h30, missa do padre Milton, que dará benção aos cavaleiros. Às 13h, Almoço Feijão Tropeiro; 14h, Bingo Show de Prêmios e às 19h, Show com Mineirinho do Forró.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias