Paraty entrou no mapa dos corredores de todo o mundo. Pela primeira vez, o município sedia o Paraty Brazil by UTMB. A primeira corrida começa por uma trilha no Parque Nacional da Serra da Bocaina, na próxima sexta-feira, 22. A segunda prova será no dia 23. Ambas partem do Centro Histórico.
A primeira prova vai começar às 22 horas do dia 22. Terá um percurso de 110 quilômetros e vai até o ponto mais alto do trajeto, a Pedra da Marcela, a quase dois mil metros de altitude. Os corredores percorrerão praias, estradas de terra, trilhas e a Mata Atlântica. Serão 32 horas de prova.
A segunda prova será às 06 horas do dia 23, no mesmo local. Os corredores percorrerão 55 quilômetros de trilhas, algumas pouco exploradas, chegando a quase 1.500 metros de altitude. O ponto de chegada é a Cachoeiras 7 Quedas. O tempo estimado de percurso é de 16 horas.
Segundo a presidente do Grupo UTMB, Catherine Poletti, um dos objetivos do evento é que os competidores conheçam as belezas da Mata Atlântica em Paraty.
“Estamos empolgados em aumentar ainda mais a família UTMB em 2023 com a adição de um novo evento, o Paraty Brazil by UTMB. A UTMB une corredores, amigos e voluntários de todo o mundo, reunindo pessoas para se conectarem com a natureza, e estamos ansiosos para trazer um evento de padrões UTMB para o Brasil que permitirá que mais corredores vivenciem uma experiência de corrida em trilha de nível mundial, com a gente. Esperamos também destacar a importância de proteger e trabalhar em harmonia com esta região de prioridade global de conservação”, disse.