spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

Projeto leva fanfarras para crianças em Mangaratiba e Itaguaí

Mais lidas

Crianças de Mangaratiba e Itaguaí vão poder assistir a shows gratuitos de fanfarras (gênero musical com trompas e clarins) nos dias 22 e 27 deste mês. Os eventos fazem parte do projeto “Duo Fanfarrão”, que consiste em apresentações musicais, onde se estimula o fazer musical. Os espetáculos são dirigidos para crianças de 0 a 12 anos. A iniciativa é da Espiral Soluções Socioculturais, com o patrocínio do Instituto Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

No dia 22, o show será em Mangaratiba, às 14h, no Centro Cultural Cary Cavalcanti na R. Fagundes Varela, 146. No dia 27, será às 15h, no Ceus(Centro de Artes e Esportes Unificado) – Teatro (Pracinha da Cultura)

O Duo Fanfarrão é composto pelos educadores e músicos Álvaro Di Azevedo e Santiago Galdino, e neste ano, a direção artística está sob a responsabilidade do ator Alan Rocha. De acordo com Ingrid Reis, CEO da Espiral Soluções Socioculturais, o projeto tem como objetivo contribuir com o cenário educacional no país.

“O projeto se utiliza da Fanfarra e de suas características para contar histórias para as crianças e despertar nelas o interesse pelos sons. Utilizando músicas compostas para este desenvolvimento, cantigas de roda, e outros diversos ritmos e gêneros musicais, o projeto se justifica por sua característica em atuar junto ao público infantil e propor aos pais ampliar o universo cultural musical tendo as fanfarras como fio condutor das atividades e poder atuar através das músicas o universo da primeira infância”, afirma.

A fanfarra é um ritmo antigo, usado nos toques de trompas e clarins, utilizados durante as caçadas, posteriormente foi também designação às bandas marciais. É a partir do ritmo das fanfarras que o projeto Duo Fanfarrão irá contar histórias por meio da música, incentivando o desenvolvimento da fala por meio do canto de melodias e sons, bem como estimulando a psicomotricidade por meio de gestos musicais.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias